Golpe de Vista

Veja programação completa.

Nesta edição do Golpe de Vista, Ademar Assaoka, idealizador e editor da revista Mandacaru, falará sobre a importância dos ensaios e da edição fotográfica atrelada à revista e a uma pesquisa que vem desenvolvendo. Participarão da mesa de debate Silas de Paula, premiado fotógrafo e professor da UFC; e Markos Montenegro, fotógrafo e fundador da Travessa da Imagem.
O Golpe de Vista é um programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará. A ação consolida, há dois anos, uma série de encontros mensais, em que convidados e público trocam experiências sobre imagem e artes visuais, com ênfase na fotografia e seus desdobramentos. A iniciativa aprimora os conhecimentos fotográficos de forma coletiva, fomenta estudos, intervenções e discussões, além de destacar os novos atores visuais através do formato fotoclubista.

Sobre Ademar Assaoka
Assaoka é jornalista editor e diretor de arte, trabalhou nas principais revistas e jornais em São Paulo. Ganhou diversos prêmios e tem seus trabalhos publicados na revista Print – America’s Graphic Design Magazine. Em 2012 foi ganhou o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Funarte.
Foi curador das exposições fotográficas: Encontros de Agosto, Sobrado Dr. José Lourenço, Fortaleza CE, 2014; Caminho das Abelhas, Espaço Cultural Correios, Fortaleza CE, 2015, Cococi, Dragão do Mar, Fortaleza CE, 2016 e Sereias, Espaço Cultural Correios CE, 2016. E editou a revista Olho de Peixe.

Silas de Paula
Fotógrafo capixaba, adotou o Ceará há mais de quarenta anos. É doutor pela Universidade de Loughborough, Inglaterra e professor do Instituto de Cultura e Artes – ICA da Universidade Federal do Ceará. Coordena o grupo de pesquisa em Cultura Visual do Programa de Pós-graduação em Comunicação – PPGCOM/UFC. Co-fundador do IFoto, em Fortaleza, participou da organização e curadoria de todas as mostras do DiVerCidade, no Ceará. Tem dois livros publicados, artigos em revistas científicas e jornais e fez várias exposições. Os prêmios mais relevantes são: Marc Ferrez de Fotografia, Leica/Consigo e Nikon International Photo Context.

Markos Montenegro
Descobriu a fotografia aos 16 anos após ingressar na universidade de publicidade e propaganda. Dos 17 aos 22 anos se especializou em fotografia subaquática de esportes extremos. Em 2004 foi para Europa aprofundar no estudo das artes visuais. Em 2006 se especializou em fotografia e design na Escola Superior de Design da Catalunha (Espanha). Mestre em fotografia e arte pela Universidade Politécnica de Valencia, Espanha, é fundador e diretor da Travessa da Imagem, primeira escola da fotografia do Ceará. Com diversos prêmios e exposições coletivas e individuais no currículo, vive, hoje, por e pela fotografia.

​Sobre a Revista Mandacaru
A revista Mandacaru é uma publicação de cultura e inserção social. Um conceito que existe e acontece em vários países no mundo com mais de 140 publicações, inclusive em várias cidades no Brasil. Recentemente lançada em Fortaleza, a Mandacaru traz propostas inovadoras para o crescimento e a valorização da fotografia do Ceará.

/// Dia 11 de outubro de 2017, às 19h, no Auditório. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.