Mostra de Cinema

Mostra de Cinema Resistência


2017 e o tempo do recuo, da involução, do retrocesso. O olhar à paisagem estertora o corpo diante do poder do estado que também agoniza. O monstro gigante pisotea a esperança. Escutamos o temor. Corram? Brotam ameaças totalitárias às liberdades individuais. A ignorância tem dentes afiados e deixa escorrer a gosma do preconceito e do moralismo nas mãos brancas da desinformação. A cavalaria já está a postos. Calem-se, rebatem.
A liberdade de expressão e o direito ao amor livre estão sendo sufocados. Onde fica mesmo a saída? Precisamos de uma arma ou de uma flor? Luz no obscurantismo do País. E sabedoria, clama o pulso. Nada de bandeiras nem estacas, o que queremos é um grito. Um grito que nos acorde. Mas atenção! Estejamos de pé com o sangue ativo e vibrante na pele de todas as cores. Precisamos ter olhos firmes pra este sol, para esta escuridão. Somos todos imigrantes e índios, espelhem-se. Queremos o grito que despertará o coração dos guerreiros. É preciso forçar a mudança.
A arte injeta valentia: transformem-se. Atentos e fortes. Não temos tempo de temer a morte. Como diz o filósofo, o que importa são os incontáveis pequenos atos de pessoas desconhecidas. Façamos história. A Mostra Cinema e Resistência pede passagem e aterriza em Fortaleza como um grito por transformação. Levantamos asas a cineastas que criam na busca de um mundo mais justo e livre. Sintam-se abraçados, pois o caminho é um só: amar sem temer. Façamos ecoar essa voz.

 

PROGRAMAÇÃO

09/10 – Segunda-feira
AMEAÇADOS
de Julia Mariano
Documentário, 22 min, Brasil-RJ, 2012

TODOS VOS SODES CAPITANS
de Oliver Laxe
Ficção, 78 min, Espanha, 2010

10/09 – Terça-feira
OS CUIDADOS QUE SE TEM COM O CUIDADO QUE OS OUTROS DEVEM TER CONSIGO MESMOS
de Gustavo Vinagre
Ficção, 20 min, Brasil-SP, 2016

A PARTE DO MUNDO QUE ME PERTENCE
de Marcos Pimentel
Documentário, 84 min, Brasil-MG, 2017

11/09 – Quarta-feira
ZAMA
de Lucrecia Martel
Ficção, 120 min, Argentina | Brasil, 2017

De 5 a 11 de outubro de 2017, às 19h30, na Sala 2 do Cinema do Dragão. Acesso gratuito.