Atendimento Pré e Hospitalar

Capacitação técnica e emocional é ponto central da IV Jornada Cearense de Atendimento Pré e Hospitalar

Promovido pela Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH), a jornada capacitará os profissionais e estudantes da saúde, nos dias 11,12 e 13 de dezembro, na Unifor

Os profissionais que estão na rua para salvar vidas, ou mesmo nos hospitais recebendo, diariamente, dezenas de indivíduos acidentados, em situações de risco de morte, encaram desafios técnicos, científicos e até psicológicos, pois precisam tomar decisões e atitudes que valerão a vida de alguém. Pensando na capacitação profissional e emocional desses profissionais, a Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) promoverá, nos dias 11,12 e 13 de dezembro, a IV Jornada Cearense de Atendimento Pré e Hospitalar, na Unifor.

O evento, que tem como objetivo central promover debates técnicos e científicos, oficinas e palestras, proporcionando aprendizado contínuo a serem aplicados na rotina diária dos atendimentos de emergência, é voltado para os estudantes de medicina, enfermeiros, socorristas e profissionais da área de atendimento pré-hospitalar ou militar.

 

Com uma programação intensa e diversificada, a IV Jornada tratará de assuntos como as verdades e os mitos no resgate em altura; as novas tecnologias utilizadas nos salvamentos em geral; as práticas, desafios e novas perspectivas na urgência pré-hospitalar; as condições psicológicas dos socorristas e muito mais. O evento contará com a presença de renomados palestrantes, entre eles profissionais do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) de São Paulo e da urgência e emergência do Estado do Ceará.

 

“Nossa cooperativa está em atuação desde 2009. Nascemos com o intuito de apoiar os profissionais de uma nova classe: os de atendimento pré-hospitalar. As nossas jornadas são voltadas para que esses profissionais contribuam cada vez mais com o crescimento e melhoria dos serviços de pré-hospitalar em nosso estado e em nosso país”, afirma o presidente da COAPH, Dr. Newton Lacerda. Ainda de acordo com o presidente, é necessário investir sempre nos profissionais que fazem diferença na vida dos cidadãos. “Investir nos profissionais que salvam vidas é um investimento para toda uma sociedade. A COAPH prepara e qualifica seus cooperados para o melhor desempenho de suas funções e os deixa aptos a enfrentar da forma mais competente e técnica qualquer desafio que a profissão os impõe”, completa.

 

Sobre a COAPH

A Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) surgiu em 20 de Agosto de 2009 com o objetivo maior de apoiar os profissionais de uma nova classe: o Atendimento Pré-hospitalar, proporcionando a estes, as vantagens do sistema de cooperativismo, dando uma legalidade jurídica para suas atividades.

 

Entre as suas atribuições, destaca-se a valorização do profissional, com programas de incentivo, trazendo aos cooperados garantias estabelecidas por lei, acerca de seus benefícios.

Sua Missão: Priorizar o capital humano. Comprometer-se com a saúde e o bem estar, através de profissionais preparados e qualificados da área de pré-hospitalar, primando pela excelência no atendimento e serviços realizados.

 

Sua Visão: Atender as demandas necessárias por meio de soluções eficientes, buscando uma contínua e progressiva gestão competente e humanizada, contribuindo com o crescimento e melhoria dos serviços de pré-hospitalar em nosso estado e em nosso país.

Programação

SEGUNDA 11/12 – OFICINAS de 08h às 17h

OFICINA 1 – Reanimação Cardiopulmonar Adulto

– Turma 1 Manhã (08 as 12h)

– Turma 2 Tarde (13 as 17h)

OFICINA 2 – Reanimação Cardiopulmonar Pediátrico

– Turma 1 manhã (08 as 12h)

– Turma 2 tarde (13 as 17h)

OFICINA 3 – Manejo de Equipamentos na Urgência e Emergência.

– Turma 1 manhã (08 as 12h)

– Turma 2 tarde (13 as 17h)

OFICINA 4 – Terapia Transfusional

Turma 1 (08 as 17h)

COQUETEL 11/12

“Melhores da Saúde do ano de 2017”

– Apresentação Cultural

– Homenagem aos “Destaques Saúde 2017”

– LOCAL: Auditório Biblioteca/ UNIFOR

*Aberto aos participantes do evento.

TERÇA 12/12

8h00 Credênciamento;

8h15 Mesa de Abertura;

8h30 Aeromédico: Experiência do Águia de SP (Dr. Jorge Michael Ribera Grau/SP);

9h30 Intervalo;

10h00 às 11h00 Segurança do Paciente na Assistência Pré-hospitalar (Dr. Daniel Lima Samu Fortaleza);

11h00 às 12h00 Compreensão do Esmagamento (Dr. Jorge Michel Ribera Grau/SP);

12h00 Almoço;

13h00 Assistência a Múltiplas Vítimas (Dr. Ricardo Vanzetto);

14h00 Assistência de Urgência ao Grande Queimado Dra. ElianeMaciel Centro de Queimados do IJF;

15h00 Mesa Redonda: Condições de Trabalho e Saúde do Trabalhador da Urgência (Dra Juliana Cavalcante (UNIFOR) Dr. Mateus Estevam (UFRN);

16h00 Resposta Avançada ao Desastre (Dr. Ricardo Vanzetto Grau/SP);

QUARTA 13/12

8h00 às 9h00 Desafios e Novas Perspectivas na Urgência Pré-hospitalar (Dr. Kitt Rola / Unimed Urgente);

9h00 às 9h15 Intervalo;

9h15 às 10h30 Cuidados Pós PCR na Assistência Pré- Hospitalar (Dr. Edilson Ferreira/SAMU 192 CE);

10h30 às 12h00 Uso Racional do Sangue (Dra. Luciana de Barros Carlos/IJF);

12h00 Almoço;

13h00 Resgate em Altura: Mitos, Verdades e Novas Tecnologias (Dr. Elvis Lima Pereira;

14h00 Tomada de Decisão no APH: quando fazer, mandar fazer ou correr? (Dr. Caesar Fontes/ SAMU 192 Fortaleza);

15h00 Desafios na Classificação de Risco em Serviço de Pronto Atendimento (Dra. Karine Girão/UPA);

16h00 Práticas Docentes com Simulação Realística e suas Interfaces com a Aprendizagem Significativa (Dra. Juliana Freitas/UNIFOR).

Encerramento e entrega dos Certificados

Serviço

IV Jornada Cearense de Atendimento Pré e Hospitalar

Quando: 11,12 e 13 de dezembro

Onde: Washington Soares, 1321 – Unifor

Hora: a partir das 8 horas