Social

BSPAR Incorporações lança programa social

Foi lançando na manhã desta terça (05) nos canteiros da obra BS Design Corporate Towers, o Programa de Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e Drogas, de iniciativa da BSPAR Incorporações e SESI, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho na construção civil mais seguro e saudável, incentivando os colaboradores a adotarem um comportamento preventivo e responsável com relação à problemática.

O programa vai apresentar, entre outros, os impactos mais frequentes do uso abusivo de álcool e drogas: alterações das habilidades psíquicas provocadas por intoxicação; crises de abstinência; quadros psicóticos ou outros transtornos mentais. “É importante salientar que esses impactos se refletem no ambiente de trabalho por meio de faltas, atrasos, diminuição da produtividade, aumento das dificuldades de relacionamento os com colegas e chefias, afastamentos e aposentadorias precoces entre outros”, argumenta a Gerente de Recursos Humanos da BSPAR, Verônica Ramos.

Tema importante
Os transtornos mentais são a terceira principal causa de afastamentos com mais de 15 dias na indústria (as primeiras são ‘lesões e traumatismos’ e ‘doenças osteomusculares’, nesta ordem). Segundo o Ministério da Previdência Social, dos transtornos mentais que mais afastaram na indústria no período de 2009 a 2013, 23% estavam diretamente relacionados ao uso de drogas. “Nós da BSPAR acreditamos que a promoção da saúde do empregado, com a prevenção e tratamento especializado, é responsabilidade social da empresa. Dessa forma, pensamos em ações que para promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho e claro, a busca por melhores resultados organizacionais”, conclui a gerente.