Grupo Dona Zefinha apresenta 3 espetáculos em Juazeiro do Norte

Contemplado por meio do edital de chamada pública do Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018, o projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e realizado pela Casa de Teatro Dona Zefinha.

Com três espetáculos, uma palestra e uma vivência, chega a Juazeiro do Norte o grupo Dona Zefinha, que comemora 25 anos de carreira com a circulação por cidades da Paraíba e Ceará. Isso acontece por meio do projeto “Dona Zefinha Volante – Programação Cultural Itinerante”, contemplado pelo edital de chamada pública do Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018. A temporada em Juazeiro será de 22 a 24 de março, com acesso gratuito.

NOS PALCOS DE JUAZEIRO DO NORTE

No dia 22 (quinta-feira) o grupo apresenta “O casamento de Tabarim”, às 19h30, no Anfiteatro do Centro Cultural Marcus Jussier (Pirajá). No dia 23 (sexta-feira), às 19h no mesmo local, leva ao palco o espetáculo “Ch@furdo”. E no dia 24 (sábado), às 19h30, é a vez de “O circo sem teto da Lona Furada dos Bufões”, no Centro Cultural Banco do Nordeste.

AÇÕES FORMATIVAS

A primeira atividade na cidade será a palestra “Arte, Mercado Cultural e Gestão de Carreira”, proferida por Orlângelo Leal, músico, ator e diretor do grupo, no dia 22, às 9 horas, no Auditório do Teatro da Marquise Branca, com duração de 60 minutos.

Na sexta-feira, 23, o grupo estará na Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa, às 9 horas, para a Vivência Cenomusical, conduzida por Vanildo Franco, com duas horas de duração. A vivência compartilha a pesquisa que o grupo Dona Zefinha vem desenvolvendo para montagem de seus espetáculos a partir do jogo cômico e musical através de jogos rítmicos e melódicos, com a utilização de material reciclado para ressignificação e construção de instrumentos sonoros. O conteúdo pode ser aplicado para sonorização cênica, educação musical e artística.

Estas duas ações são destinadas a profissionais da cultura (educadores/professores e estudantes) com participação mediante inscrição.

O PROJETO

“Dona Zefinha Volante – Programação Cultural Itinerante” é um projeto de difusão, circulação e intercâmbio cultural que passa por cinco cidades. Começou em Sousa, na Paraíba, de 9 a 11 de março. Depois, de Juazeiro do Norte acontece em Fortaleza, nos dias 27 de março, 17 e 18 de abril; Jaguaribe, de 6 a 8 de abril; e Itapipoca, cidade-sede do grupo, com espetáculos e atividades formativas entre os dias 11 e 13 de maio.

Esta é a quarta edição do projeto Dona Zefinha Volante, que teve início em 2013 com circulação no Nordeste, em 2015 passou por bairros de Itapipoca e teve sua terceira etapa na região Sul do Brasil em 2016. Apresentada pelo do Ministério da Cultura e realizada pela Casa de Teatro Dona Zefinha, a nova circulação tem, além do Banco do Nordeste, o patrocínio das empresas Grande Moinho Cearense, Rubberloss e DASS.

OS ESPETÁCULOS

O CASAMENTO DE TABARIM (2003) – Tabarim deseja encontrar uma noiva para se casar. Vive inventando trapaças para ganhar dinheiro do modo mais fácil. Górgibus, o velho avarento, é seduzido pelas facetas do malandro e troca sua valiosa aliança por um saco de feijões mágicos. A trapaça é descoberta e o velho, na ânsia de tornar-se rico, vende a alma de sua filha Angélica para Méfisto, um diabo que vagueia pelo mundo em busca de novas almas. O destino cruel faz Tabarim se apaixonar por Angélica e para escapar das garras do velho e conseguir a mão da moça em casamento, aceita enfrentar Méfisto.

Classificação Indicativa: 12 anos. Comédia Teatral: 60min. Texto e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Joélia Braga, Ângelo Márcio e Paulo Orlando. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco.

O CIRCO SEM TETO DA LONA FURADA DOS BUFÕES (2012) – O espetáculo “O circo sem teto da lona furada dos Bufões” é uma comédia musical infantil que retrata a história de um circo mambembe nordestino tentando sobreviver no midiático mundo contemporâneo. Os palhaços “Bufão”, “Panfeto” e “Pafim”, regem a charanga tocando instrumentos exóticos ao vivo, fazendo gags, brincando com a plateia num tom despojado e teatral. Canções, palhaçadas, piruetas, mágicas, pernas de pau e outras “cositas”. A trupe faz de tudo para que a magia e a beleza do circo não cheguem ao fim, mesmo quando as atrações não passam de uma grande furada!

Classificação Indicativa: LIVRE. Musical Infantil: 60min. Texto e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Ângelo Márcio, Paulo Orlando, Joélia Braga e Samuel Furtado. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco

CH@FURDO (2013) – Em “Ch@furdo” três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporciona os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas. Um espetáculo livre para todos os públicos.

Classificação: LIVRE. Música Excêntrica/comicidade: 60min. Roteiro e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Paulo Orlando e Ângelo Márcio. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco.

SERVIÇO

“Dona Zefinha Volante – Programação Cultural Itinerante” em Juazeiro do Norte – De 22 a 24/03. Locais: Auditório do Teatro da Marquise Branca (Palestra dia 22, às 9h), Anfiteatro do Centro Cultural Marcus Jussier /Pirajá (Espetáculos dia 22 às 19h30 e dia 23 às 19h), Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa (Vivência dia 23 às 9h) e Centro Cultural Banco do Nordeste (Espetáculo dia 24, às 19h30). Toda a programação é gratuita. Informações: (88) 98870-0007.

PROGRAMAÇÃO em Juazeiro do Norte (CE)

22 de Março | Quinta-Feira

9h – Palestra “Arte, Mercado Cultural e Gestão de Carreira”

Local: Auditório do Teatro da Marquise Branca

19h30 – Espetáculo O casamento de Tabarim

Local: Anfiteatro do Centro Cultural Marcus Jussier (Pirajá)

23 de Março | Sexta-Feira

9h – Vivência Cenomusical

Local: Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa

19h – Espetáculo Ch@furdo

Local: Anfiteatro do Centro Cultural Marcus Jussier (Pirajá)

24 de Março | Sábado

19h30 – Espetáculo O circo sem teto da Lona Furada dos Bufões

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste