Entenda mais sobre a doença de Parkinson

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 1% da população mundial acima de 65 anos é afetada pela doença de Parkinson. Denner Zandonadi,  neurocirurgião do Hapvida, esclarece o assunto.
1) Como se caracteriza a doença de Parkinson?

doença de Parkinson (DP)  é caracterizada por uma degeneração de uma área do cérebro chamada substância negra que produz um neurotransmissor chamado dopamina! A dopamina age em um circuito neuronal responsável pelo automatismo dos movimentos! Levando a uma série de sinais e sintomas motores como : bradicinesia,  (diminuição dos movimentos), tremor em repouso , rigidez dos movimentos e instabilidade postural, entre outras …
Existem outros sintomas não motores que estão vinculados a doença: depressão, psicose, constipação intestinal, seborréia e até demência

2) Ela é mais comum em pessoas acima dos 60, mas também afeta gente mais nova? O que leva a isso?

É mais comum em pacientes a partir da quinta década de vida ! Mas algumas casos podem ocorrer casos precoces em adultos jovens, estes estão mais relacionados a fatores genéticos por mutações em um gene específico.

3) Há cura pra doença?

A DP é uma doença degenerativa do sistema nervoso central , incurável , progressiva! Tem tratamento para controle dos sintomas ,tanto medicamentoso e até cirúrgico! Reabilitação motora, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutricionista e cuidados de enfermagem ajudam na melhoria da qualidade de vida e conforto desses pacientes.