JOHNNIE WALKER comemora 110 anos do Striding Man com coleção de embalagens históricas

As embalagens colecionáveis estão nas prateleiras de todo o Brasil mostrando a evolução da logomarca em momentos marcantes

Poucas marcas no mundo têm ícones tão reconhecidos como o Striding Man de JOHNNIE WALKER, marca de whisky da DIAGEO – líder mundial em bebidas alcoólicas premium. Por isso, ao chegar aos 110 anos, o andarilho, que é até motivo de tatuagem entre os adoradores, ganha uma série de ações para festejar esse momento histórico.

“Com criatividade, tecnologia e vida real, as ações trazem para o agora este símbolo centenário que virou sinônimo da marca”, conta Guilherme Martins, head de whisky da DIAGEO no Brasil.

A campanha totalmente integrada assinada pela CP+B Brasil, é composta por ações em pontos de venda, uma animação que será divulgada em mídias sociais e diversos conteúdos para mídia exterior, mídias sociais e mídia impressa.

Segundo Marcelo Rizério, diretor de criação da agência CP+B, o ponto de partida do trabalho foi a criação de uma edição histórica e colecionável de cinco embalagens de JOHNNIE WALKER mostrando a evolução da logomarca em momentos marcantes. “A inspiração veio do design de cada uma dessas épocas”, explica Rizério.

Edição retrô

As comemorações começaram nas gôndolas com uma edição limitada de embalagens colecionáveis em 1200 pontos de venda de todo o Brasil. Em Fortaleza, as embalagens estão disponíveis nos principais pontos de venda da cidade.

A edição conta com embalagens emblemáticas dos anos de 1908, 1929, 1970, 1996, e com um novo cartucho para 2018. Todas têm uma estética visual característica da época:

> 1908 – ano da criação do Striding Man e o andarilho caminha para o lado esquerdo; a ilustração é inspirada na art nouveau (Johnnie Walker Red Label)

> 1929 – o símbolo foi redesenhado pela primeira vez e tem referência na pintura à óleo (Johnnie Walker Red Label)

> 1970 – o Striding Man vira ícone da cultura pop; o desenho faz alusão à risografia – técnica artística, semelhante à serigrafia, que utiliza a duplicadora Riso para produção de arte em papel em diferentes formatos. (Johnnie Walker Black Label)

> 1996 – relembra a TV de tubo e VHS (Johnnie Walker Black Label)

> 2018 – com visual minimalista a embalagem celebra os 110 anos do Striding Man (Johnnie Walker Gold Label Reserve)

Foram produzidas 150 mil embalagens. O layout das embalagens, assim como todo o material para ativação nas lojas – banners, testeiras e displays – foi desenvolvido pela agência CP+B Brasil.

Striding Man ganha vida com realidade aumentada

Pela primeira vez o consumidor vai ter a experiência de interagir com o Striding Man.

Por meio do uso da tecnologia de realidade aumentada, o ícone da marca ganha vida. Para isso, basta instalar o aplicativo Keep Walking BR em smartphones ou tablets, iniciar e apontar a câmera do aparelho para o Striding Man.

Animação do Striding Man

Uma animação, produzida pela Vetor Zero, mostra toda a evolução do Striding Man tendo como pano de fundo as datas marcantes e suas referências visuais. Na animação, que será veiculada a partir de maio no meio digital e em vários outros formatos especiais, o Striding Man caminha por todas as épocas que marcaram sua história fazendo uma referência à célebre frase “Keep Walking”.

A história do Striding Man

A tradicional figura com cartola, túnica vermelha, calça branca, botas de montaria e monóculo foi desenhada em 1908 pelo cartunista Tom Browne. Durante um almoço, George e Alexander II, netos de John Walker, pediram ao cartunista que criasse um símbolo para a marca de uísque. Browne logo esboçou o Striding Man no verso do cardápio na mesa do restaurante. O significado do verbo “stride” é caminhar com determinação e esta é a imagem que JOHNNIE WALKER transmite até hoje. Naquele mesmo ano, a figura foi usada nas campanhas de Natal da marca e nunca mais deixou as embalagens.