Empresas terceirizadas melhoram qualidade dos serviços nos condomínios

O mercado de limpeza ocupa posição de destaque nacionalmente. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, o setor emprega 1.545.424 trabalhadores. A maior parte deles, 643.207 pessoas (41,6%) está na Limpeza em prédios e condomínios. A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) realizou seu último levantamento mais detalhado “A Força do Setor”, em 2012, com dados bastante relevantes. O faturamento da área girou em torno de R$ 32 bilhões ao ano.


Panamericano_timeline_1904

No que diz respeito às empresas prestadoras de serviço, o segmento pode ser considerado bastante novo. Embora os prestadores de serviço e os fornecedores tradicionais atuem há muitos anos, até a década de 70, a maioria dos condomínios, empresas e indústrias utilizava uma equipe de limpeza própria, nem sempre treinada com as técnicas adequadas ou uso de equipamentos e produtos profissionais.

O enxugamento da folha de pagamento passou a ser uma necessidade em diversos setores. Não é diferente dos condomínios. A segmentação das atividades acaba auxiliando os síndicos a focarem no desenvolvimento de soluções que tenham mais urgência, como manutenção de áreas comuns. O setor de limpeza é fundamental e vem tendo aumento na quantidade de terceirizações.

“Muitos condomínios sofrem bastante com o problema da limpeza. Isso os leva a procurar a terceirização das atividades. Uma das vantagens perceptíveis com a terceirização é vista pela maior organização do trabalho, executado de maneira eficiente e com mais agilidade”, destaca Edson Arouche, diretor comercial do Grupo Servnac, que atua há 30 anos no mercado.

Por meio da terceirização, os condomínios ganham outros benefícios, como a economia de tempo com contratações – que passam a ser feitas pela empresa contratada. Além disso, todo o processo de treinamento profissional fica a cargo da terceirizada. Isso traz aumento de produtividade e economia de material utilizado como ganho. “O treinamento do profissional da área de limpeza e higiene traz conhecimentos necessários para melhorar a performance na execução de sua função. Por meio dele, os profissionais estão aptos a fazer as escolhas adequadas dos materiais e saber a melhor forma de executar o serviço”, complementa Edson.

O gerenciamento dos funcionários também melhora. Isso porque o síndico não tem de se preocupar com empregados faltosos, orientação sobre as funções a serem desempenhadas, e toda a burocracia trabalhista. Em caso de faltas, as empresas têm plantonistas e também dispõem de folguistas – assim, economiza-se com horas extras.

Além da qualidade do serviço, a economia também favorece a opção pelas empresas prestadoras de serviço. “Nos custos anuais, quando se computa 13ª, férias, gastos com uniformes, horas-extras e outras verbas, em alguns casos, pode-se gastar menos com a terceirização. Outra economia diz respeito ao poder de negociação. A empresa possui mais facilidades, na compra de fardamentos e uniformes, por comprar em quantidade. Outro exemplo de economia ocorre na negociação do vale alimentação”, explica Edson Arouche.

Entretanto, como em todos os serviços, existem as boas e más empresas. É preciso que o síndico e demais membros que administram condomínios pesquisem sobre as possíveis contratadas. Há critérios que podem ser levados em consideração, como o histórico, reputação e premiações. “Infelizmente nem todas as empresas terceirizadas cumprem todas as obrigações. Por isso, é importante uma boa pesquisa de mercado para separar o joio do trigo. Assim o síndico e seu condomínio poderão evitar dissabores. Na Servnac, cumprimos todas os nossos deveres sempre pensando no bem estar dos funcionários e cliente”, ressalta Edson Arouche.

Sobre a Servnac

Atuando desde 1987, a Servnac oferece soluções em diversas áreas, como vigilância, rastreamento, segurança pessoal, administração de condomínio, portaria, terceirização de mão-de-obra, limpeza e conservação. Atualmente lidera o mercado em vigilância no Estado do Ceará e é uma das empresas mais competitivas em todas as demais áreas.

A empresa é caracterizada pelo foco na robustez e na excelência de cada solução e trabalho realizado, com investimentos constantes em tecnologia, treinamento, seleção de pessoal, melhorias técnicas e táticas. O pensamento é voltado ao crescimento, mas nunca esquecendo da missão de garantir o melhor para cada um dos clientes.

A SERVNAC investe também em parcerias com órgãos governamentais, ou não governamentais (ONG´S) que possuam projetos e programas sociais que contribuam para o desenvolvimento das comunidades, proporcionando oportunidades, condição de vida e participação social.