Operadora ouviu cerca de mil clientes para entender comportamento e preferências no consumo de conteúdos de futebol pelo celular

A TIM, patrocinadora de times importantes no cenário da bola, tem procurado ao longo dos anos reforçar sua estratégia de aproximação como o consumidor através de ações variadas envolvendo uma das maiores paixões do povo brasileiro: o futebol. A empresa foi buscar entender o comportamento dos clientes no que se refere ao consumo de conteúdos online relacionado ao esporte. Através de uma pesquisa feita com cerca de mil usuários da operadora, entre homens e mulheres com uma faixa etária próxima aos 35 anos, descobriu que 33% dos entrevistados utilizam a internet no celular para acompanhar notícias sobre futebol. Desses, mais da metade (55%) afirmou fazer esse acesso pelo menos uma vez por dia.

O estudo mostrou ainda que o smartphone substitui o “radinho de pilha” nos estádios e agora é o companheiro inseparável dos torcedores, já que apenas 15% dos entrevistados alegaram não fazer uso do celular enquanto acompanham o jogo do seu time preferido. Mais de 70% dos clientes afirmou usar o aparelho nas Arenas para tirar fotos. 52% mandam mensagens para família ou amigos e 44% navegam nas redes sociais.

Aplicativos

WhatsApp e Facebook são os aplicativos favoritos. Dos 61% que usam o WhatsApp, 70% contaram que enviam mensagens para brincar com torcedores adversários ou interagir com amigos e familiares. Já o Facebook é utilizado para postagens de fotos e vídeos. 23% dos que usam o APP também estão em busca de informações sobre outras partidas. Os apps de futebol são utilizados por cerca de 16% dos entrevistados, ser gratuito é o principal motivador para baixa-los.

E a companhia seguirá apostando nesse pilar. Recentemente anunciou a renovação de patrocínio aos quatro principais times do Rio de Janeiro: Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense. O contrato será válido até março de 2019 e prevê, dentre outras contrapartidas, a presença de marca nos uniformes dos jogadores e outros materiais, além de ações de experiência dos torcedores com seus times do coração.

Outra novidade é que a parceria não ficará apenas nos gramados. A TIM estará presente também nas quadras, apoiando as equipes de basquete masculino rubro-negra e alvinegra, que disputam a NBB, além do vôlei feminino do tricolor das Laranjeiras, integrante da Superliga.