Com o intuito de fortalecer a cena musical cearense, a Plataforma Ceará de Música pretende gerar um calendário de ações culturais para a capital

Diversos estilos musicais vão embalar a noite deste sábado, dia 19, no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema. Em seu terceiro sábado de programação, a Plataforma Ceará de Música traz para o palco a Camerata de Violões Cordas Cearenses do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a banda Os Alfazemas.

Com acesso gratuito, o show ao ar livre inicia, às 18 horas, com a Camerata de Violões Cordas Cearenses formada por nove alunos, entre 13 e 19 anos, de três espaços de formação do IBLF (Passaré, José de Alencar e Henrique Jorge), aprovados em audição e que se destacam pelo desenvolvimento artístico, musical e técnico. Sob a regência do professor João Paulo Nobre, o grupo traz para o centro cultural um repertório violonístico de diferentes épocas, indo da música erudita à popular.

Logo depois, às 19h30, sobe ao palco a banda Os Alfazemas, que trará para o público músicas do seu novo DVD intitulado de “Tu!”. Escritas pelo vocalista Adriano Uchôa, as canções marcam uma fase mais autoral do grupo. Com melodias intensas, Tu! simboliza a personalização do amor dolorido na figura da pessoa amada, ou seja, Tu!  é o “eu” que habita fora de nós através de uma dinâmica romântica, poética e, ao mesmo tempo, frustrante. As composições abordam temas como separação e a famosa dor de cotovelo.

Realizada nos sábados do mês de maio, a Plataforma Ceará de Música é um desdobramento da Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará, sucesso entre 2014 e 2015. Ela concentra a circulação de espetáculos na linguagem da música, contemplando vários grupos e artistas cearenses, com o objetivo de levar a fruição musical gratuita para o público de todas as idades.

O projeto é uma realização do Centro Cultural Belchior, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e Enel Distribuição Ceará.

PROGRAMAÇÃO

19 de maio | Sábado

18h00 – Camerata Cordas Cearenses do IBLF

19h30 – Os Alfazemas

 

SERVIÇO

Plataforma Ceará de Música – Neste sábado, dia 19, às 18h, no patamar do Centro Cultural Belchior (R. dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará). Informações: (85)9 9868-4250 ou 9 8830-4412. Acesso gratuito.