Comodidade, flexibilidade de horários e preços acessíveis. Estas são algumas das vantagens oferecidas pelo ensino a distância que têm atraído cada vez mais adeptos nos últimos anos. Com o objetivo de debater o tema e esclarecer as dúvidas dos interessados em ingressar nesta modalidade de ensino, Fortaleza recebe a palestra “A qualidade da educação à distância”, que será ministrada pelo diretor do polo da Unicesumar de Fortaleza, Adriano Albano. O evento é gratuito e será realizado nesta terça-feira (15/05), às 19h, na sede da instituição na Capital cearense (Av. Washington Soares, 3636 – Parque Manibura).

A dinâmica da metodologia do Ensino a Distância (EAD), sua evolução e seus resultados será um dos pontos a serem tratados no encontro. De acordo com Albano, a ideia é explicar para o público onde encontrar indicadores de qualidade para escolher um curso e uma instituição de ensino, além de detalhar a metodologia de ensino utilizada pela Unicesumar. A palestra já foi assistida por mais de 20 mil pessoas em todo o Brasil.

Ensino a distância

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2016, do Inep, o ensino a distância (EAD) teve expansão de 7,2%, em relação a 2015. A tendência é que o crescimento continue por conta de normas publicadas pelo Governo Federal (Decreto 9.057 e Portaria nº 11/2017 do Ministério da Educação). A partir delas, as instituições bem avaliadas têm autorização prévia para criar, no mínimo, 50 polos por ano. Além disso, o acervo poderá ser exclusivamente on-line, as instituições poderão oferecer apenas cursos a distância e realizar parcerias.

A Unicesumar foi uma das responsáveis pelo crescimento do EAD em 2017. No último ano, a instituição ampliou de 140 para mais de 300 unidades pelo Brasil. Em abril de 2018, alcançou a marca de 120 mil alunos em todo o país – sendo 100 mil na modalidade de educação a distância.

A instituição chegou ao Ceará em novembro de 2017 e já tem mais de 500 alunos matriculados em 45 cursos. A instituição é a melhor na área do ensino superior dentre os dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, segundo Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).

Sobre o palestrante

Adriano Albano é diretor e proprietário do Centro Universitário Unicesumar das unidades de Paranaguá, Blumenau, Indaial, Gaspar, Jaraguá do Sul e Fortaleza. Graduado em Design Gráfico, Design de Produtos e Letras, com pós em Marketing e Propaganda, MBA em Gestão de Projetos e Gestão Comercial, com extensão em Marketing Digital.

Já foi gestor de Marketing de grandes empresas nacionais e multinacionais, tais como rede farmácias Minerva, rede Drogamed, Grupo SONAE – Mercadorama e BIG, além de ter atuado em outros grupos educacionais, bem como na própria Unicesumar como Diretor de Marketing. Ganhou os prêmios TOP OF MIND regionais, estaduais e nacionais nas empresas por que passou.

Sobre a Unicesumar

Idealizada em 1990 para oferecer ensino de qualidade, a Unicesumar vem ampliando a estrutura física e aperfeiçoando a qualidade no atendimento. Iniciou suas atividades em educação a distância em 2006. Em 2018, são 100 mil alunos, cerca de dois mil funcionários e mais de 800 professores, sendo 80% do corpo docente formado por mestres e/ou doutores. A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sétimo ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 melhores centros universitários públicos e privados do Brasil, a Unicesumar está na 7ª posição. A instituição também está entre as 10 maiores instituições de ensino privadas do país.

Fortaleza foi uma das primeiras cidades brasileiras a receber a metodologia diferenciada da Unicesumar. A instituição inovou e lançou o curso em Engenharias EAD. A iniciativa já é apontada por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país.