Fique por dentro! Utilidade Pública

Projeto +Bairros leva mutirão de serviços ao bairro Vila Velha

Projeto +Bairros leva mutirão de serviços ao bairro Vila Velha

De 14 a 19 deste mês, a Prefeitura de Fortaleza leva ao Vila Velha as ações sociais e de melhorias urbanas do Projeto +Bairros. As famílias contarão com mutirão de limpeza e serviços de saúde, infraestrutura e conservação em várias localidades do bairro. Além disso, a comunidade Vila Nova, afetada pela última quadra chuvosa, receberá doações e grande ação social.

Entre a segunda (14) e a quarta-feira (16), nos turnos manhã e tarde, serão realizadas limpeza, capinação e varrição em 12 pontos de lixo localizados nas avenidas L e J, estes locais receberão também melhoria na iluminação. Também entre os dias 14 e 16, das 9h às 16h, escolas, associações, comércios e residências receberão abordagens socioeducativas de combate ao lixo e ao Aedes aegypti, do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS).

De segunda (14) a sexta (18), durante manhãs e tardes, equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Secretaria Regional I estarão nas ruas Pedro Ferreira, Maria Clara, Irmã Sheila, Pedro Sampaio, Mozart Pinheiro de Lucena, Campos Mourão e nas travessas Georgina Virino, Edilene, Tenente Monteiro, Jesus Cristo, Imaculada Conceição, Valdir Azevedo, Artur Borges e Zenithe realizando serviços de tapa buraco, drenagem, recapeamento, desobstrução de galerias e reposição de tampas de galeria.

Na quarta (16) e na quinta (17), das 9h às 16h, várias ruas do bairro serão contempladas com desratização e, na quinta (17) e na sexta (18), a comunidade receberá a pulverização especial do carro Fumacê.

Na quinta (17) e na sexta-feira (18), das 8h às 12h, a Operação Quintal Limpo estará na Comunidade Vila Nova (que tem a rua Pedro Ferreira como principal via) e em suas redondezas, orientando a população sobre vedação correta das caixas d’águas, cuidados com possíveis criadouros, realizando distribuição de sacos plásticos, recolhimento de materiais inservíveis e de materiais de grande porte, a exemplo de móveis, sofás, colchões velhos, pneus, dentre outros.

Na sexta-feira (18), das 8h às 12h, na sede da Associação Comunitária do Vila Velha (ACVV), localizada na Travessa Arthur Borges, as famílias poderão consultar o andamento dos seus processos junto à Coordenação Jurídica da Regional I, e a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) fará retirada de RG, CPF e certidão de nascimento.

E, durante o turno da tarde do mesmo dia, também na ACVV, haverá aula de Zumba, cortes de cabelo gratuitos oferecidos à comunidade pela Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará.

Ainda na sexta, de 9h às 12h, no campo society localizado na rua Pedro Sampaio, 1170, entre as ruas Pedro Ferreira e Campos Mourão, a Equipe de Saúde da Regional I disponibilizará as vacinas Hepatite B, Tétano, Sarampo, Rubéola, Caxumba e Difteria, além de aferição de pressão arterial e doação de preservativos femininos e masculinos – acompanhada de orientação.

Durante as manhãs da sexta (18) e do sábado (19), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio ambiente (SEUMA) e a Ecofor Ambiental distribuirão mudas de plantas, material socioeducativo, brindes para crianças e farão ação de conscientização para moradores e comerciantes.

No sábado (19), das 9h às 12h, no campo society localizado na rua Pedro Sampaio, haverá exposição educativo sobre o ciclo do Aedes, torneio de futebol, pintura de rosto, apresentações culturais e entrega de donativos às famílias da comunidade Vila Nova atingidas pela quadra chuvosa.

A iniciativa inovadora +Bairros iniciou em localidades da Regional II e, por determinação do prefeito Roberto Cláudio, será expandida por bairros de todas as Regionais. O Vila Velha é o primeiro bairro da Regional I a ser beneficiado. Anteriormente, o projeto levou suas ações ao Vicente Pinzón, Cais do Porto e São João do Tauape.