Eventos do mercado Fique por dentro!

A Festa da Família 

A Divina Festa 2018 

A IDES – Irmandade do Divino Espírito Santo realizará, de 17 a 20 de maio de 2018, mais uma edição da Festa do Divino. O culto em louvor ao Divino Espírito Santo, celebrado principalmente na Ilha de Santa Catarina e nos municípios litorâneos, é uma tradição secular trazida pelos açorianos que chegaram à então Vila do Desterro, em 6 de janeiro de 1748. Segundo o Provedor da Irmandade, Ademar Arcângelo Cirimbelli, na época em que a Divina Festa acontecia na Praça dos Bombeiros, havia um sistema de rádio que animava os convidados. “A proposta, agora, é divulgar a festa de modo online, utilizando ferramentas de comunicação como o WhatsApp, o Facebook e o Instagram para criar interconectividade”, afirma. 

O casal de festeiros que representa o Centro da cidade este ano, Francis Bernardo e Luiz Bernardo, comemora a chegada do evento. “Nós realizamos uma grande parceria com a Irmandade em 2017, e agora celebramos esta amizade”, dizem Francis e Luiz. Em 2017, eles realizaram a CASACOR Santa Catarina na sede da IDES, em uma parceria que rendeu bons frutos e trouxe melhorias para a entidade. “Nós estamos muito felizes, lisonjeados com este convite. Foi um local que a CASACOR fez com muito carinho e são encontros assim que nós queremos fazer: que resultam em grandes amizades e benefícios a quem mais precisa”, afirmaram. 

Patrimônio Cultural Imaterial 

O público se diverte muito brincando no bingo e na pescaria. Além disto, são muitas as opções de inúmeros shows musicais, culturais, comes e bebes. Na sua edição de 2018, a Festa do Divino da IDES contará novamente com a Web Rádio da Divina Festa”, anuncia o provedor Cirimbelli. 

Assim, o evento na versão atual, encontra receptividade e apoio da comunidade, cujas famílias, relembrando os velhos tempos, reúnem-se na Praça para celebrar a Festa de Pentecostes. Desde fevereiro de 2018, a Divina Festa da IDES foi considerada, pela Fundação Catarinense de Cultura, Patrimônio Cultural Imaterial deste Estado. Também em maio deste ano, o Município também reconheceu a Festa do Divino Patrimônio Cultural de Florianópolis. 

A festa da família 

Nesta Irmandade, o evento é chamado carinhosamente de Divina Festa – A Festa da Família que, aos poucos, foi assumindo o estilo de encontro aconchegante de famílias da comunidade e que remonta a 1744, um ano após a fundação da IDES. Através das chamadas “barraquinhas”, ela tem sido um pilar de sustentação financeira para o desenvolvimento dos programas voltados a cerca de 750 crianças e adolescentes da Grande Florianópolis. A festa teve sua origem em Portugal e foi estabelecida pela Rainha Izabel, casada com o Rei D. Diniz, por volta do século XIV. 

A IDES também tem como objetivo divulgar e incentivar a devoção ao Divino Espírito Santo, mantendo viva essa tradição de fé, hoje presente em quatorze comunidades de Florianópolis, cuja comemoração tem início com o Ciclo do Divino, antes de Pentecostes, e perdura até setembro de cada ano. A festa passa constantemente por notáveis transformações, sempre prezando pela alta qualidade, beleza, cuidados com os detalhes, para que o resultado seja cada vez melhor.  

 

SERVIÇO: 

Local: Rua Emílio Blum, 124 – Ao lado da Praça dos Bombeiros.  

Data: de 17 a 20 de maio de 2018 

Programação: http://www.ides-sc.org.br/divinafesta 

Facebook: https://www.facebook.com/idesfloripa 

Evento: https://www.facebook.com/events/231233947428674/ 

E-mail para informações: contato@ides-sc.org.br