Congresso internacional discute ética na odontologia de 18 a 22 de maio
Fortaleza recebe, de 18 a 22 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, o VI Congresso Internacional de Odontologia (CIOCE). Com o tema “Ética na Odontologia do Século XXI”, o congresso traz uma extensa programação de palestras, simpósios, hands-on, fóruns, temas livres e painéis, que se realizam em conjunto com o XX Congresso Cearense de Odontologia, o V Encontro Brasileiro de Halitose, o V Congresso cearense de Odontologia Militar, o I Simpósio de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais, o VII Simpósio de Odontogeriatria e o Fórum de Odontologia Hospitalar.

O objetivo é promover o conhecimento e a troca de experiências exitosas, potencializando a formação continuada e o aprofundamento de questões que se alinhem às necessidades da profissão na atualidade. Entre os subtemas, odontopediatria, sexualidade e saúde bucal, harmonização facial, halitose, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial, endondotia, implante, estética e prótese.

Na condução dos debates, nomes como os de Carlos Eduardo Francischone (estética e longevidade na implantologia, no dia 19, às 14h), Sylvio Luiz Costa de Moraes (cirurgia bucomaxilofacial e craniomaxilofacial, também no dia 19, às 14h), Marcelo Januzzi Santos (marketing e odontologia, no dia 20, às 10h), João Paulo Pinto (entendendo melhor o mau hálito, dia 21, às 10h), Daiane Rocha (influência dos hábitos alimentares na alteração do hálito, dia 21, às 14h), Alessandra Reis (clareamento dental, também dia 21, às 14h) e Adriana de Oliveira Lira Ortega (bruxismo e odontopediatria, dia 22, às 14h).

Além deles, o evento traz outros importantes nomes da área, como os convidados internacionais Phillip Tomson (endodontia) e Robert Crawford (implantodontia); o especialista em odontologia estética Rafael Puglisi Spadaro (que traz no portfólio o atendimento a personalidades como o jogador de futebol Neymar), além de Paulo Vinícius Soares, Dayse Amaral e Alessandro Dourado Loguercio (todos da área de dentística) e Júlio César Joly (implante).

Da programação completa, disponível em http://www.cioce.com.br, consta ainda o encontro dos profissionais com a indústria odontológica, na feira de negócios do CIOCE, em que serão apresentados produtos e inovações diretamente ao cirurgião-dentista; e uma programação social, com a realização de happy hours sempre às 18 horas.

Outro destaque é o momento Sorriso de Mulher, que discute, no dia 20, a partir das 13h e com exclusividade para o público feminino presente, os seguintes temas: Sexualidade feminina (com Renata Mota Rodrigues Bitu Sousa); Consultoria de imagem (com Rafaella Botelho Passos); Autoconhecimento como caminho para felicidade pessoal e profissional (com Josie Picanço); e Pompoarismo: saúde, estética e ginástica íntima (com Neyliane Sales Chaves Onofre).

Com a participação de quase todas as faculdades de Odontologia do Estado e apoio do Sistema Nacional de Cooperativas Odontológicas (Uniodonto) e do Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE), o Congresso é uma realização da Associação Brasileira de Odontologia – Seção Ceará.