Com crescimento anual de dois dígitos desde o início de sua operação, agência traz olhar apurado para estratégia e criatividade dentro da jornada de healthcare

Em 2008, a Havas Life dava início a sua operação no país ao ser anunciado pelo Grupo Havas a associação com a até então independente Stimma. Comemorando 10 anos em terras brasileiras em 2018, com um crescimento de dois dígitos anuais desde sua abertura e uma operação healthcare capaz de oferecer um trabalho estratégico e criativo aos clientes, a agência importa ao Brasil o posicionamento da rede à qual pertence, a Havas Health & You. Liderada por Mauro Arruda, Zé Roberto Pereira e Diego Freitas, o escritório brasileiro passa a defender um conceito de integração, justamente intitulado “Health & You”.

“Falar dos 10 anos da Havas Life no Brasil é examinar a evolução da própria comunicação healthcare nesse período. Em uma década o nosso mercado se globalizou, incorporou novas disciplinas e, mais importante ainda, integrou todas elas”, conta o CEO da agência, Mauro Arruda. Ou seja, se em 2008 o core de uma agência dehealthcare era essencialmente a comunicação direta com o profissional de saúde, hoje o negócio se transformou, ampliando-se a duas extremidades. “De um lado, a produção de conteúdo científico consistente, técnico e relevante. No extremo oposto, aquele que justamente pode te diferenciar no segmento e onde pretendemos liderar. A criatividade junto a um conhecimento profundo dos pacientes/consumidores, com pleno domínio das plataformas que os conectam e engajam”, explica o executivo, que espera um crescimento de 10% da agência em 2018, sustentado na mesma margem para os anos seguintes.

Aterrissar o conceito Health & You aqui marca a consolidação da agência brasileira como hub criativo dentro da rede global, com uma entrega reconhecida e premiada. Na prática, isso significa o mapeamento de sinergias e uma integração entre os times de saúde e de consumo para uma entrega justamente única. O modelo pretende orientar o investimento de comunicação dos produtos de seus clientes de forma estratégica e principalmente criativa, estreitamente relacionada a jornada do paciente/consumidor, fazendo com que marcas estejam conectadas a causas.

“Há anos, faz parte da minha visão expandir nosso escopo de ‘saúde’ para o crescente mercado de ‘saúde, bem-estar e estilo de vida’, diz a CEO Global da Havas Health & You, Donna Murphy, a respeito do lançamento do novo conceito. “Essa missão mais ampla, em que nome e objetivo traduzem uma geração mais humana da rede, nos habilitará a entregar projetos ainda mais completos para nossos clientes, de ponta a ponta, por meio de mídias pagas, espontâneas e proprietárias, criando ainda mais possibilidades”, completa a executiva.

“Se você quer realmente fazer a diferença na vida das pessoas, não há maneira mais forte do que permitir que elas cuidem melhor de si mesmas. Ajudá-las a se sentirem melhor e a alcançar a qualidade de vida faz parte do nosso território. É nossa missão levar a comunicação a esse próximo nível, trazendo ideias cada vez mais surpreendentes, que não impacte somente as marcas, mas a sociedade como um todo”, comenta Zé Roberto Pereira, CSO da Havas Life. Nesse sentido, as novas tecnologias – realidade virtual, realidade aumentada, mídias sociais, programática, localização geográfica, inteligencia artificial, entre outras – devem se mostrar ferramentas poderosas para alavancar empatia por meio do desing thinking.

Na outra ponta, motivada pelo crescimento do setor farmacêutico em 11,5% em 2017 e pela previsão de 8% em 2018, mesmo num cenário ainda desafiador, a agência investe na criação de uma unidade de negócios voltada para conteúdo e educação, liderada pelo CSO Zé Roberto Pereira e por um diretor médico com vasta experiência nessa indústria. Por meio de um acordo operacional, em conjunto com uma editora latino-americana, o núcleo atuará na produção de conteúdo científico para educação médica.

“Houve um tempo em que tudo o que se esperava de uma agência de publicidade healthcare era ‘menos’. Menos criatividade, menos ousadia e menos recursos. Hoje é exatamente o contrário. Em relação às demais agências do mercado, temos a obrigação de ser ‘mais’, agregando estratégias, conhecimento regulatório, entrega criativa e inteligência de mídia. É essa parceria integrada que a Havas Life oferece a seus clientes”, ressalta o EDC, Diego Freitas.

As mudanças no modelo de comunicação healthcare se mostram um fenômeno global. Uma prova disso é a principal antena do mundo publicitário, o Festival de Criatividade de Cannes, ter estruturado essa tendência na forma do Lions Health. O SXSW, por sua vez, também incorporou o tema ao conteúdo central do evento, conectando-o à tecnologia e ao entretenimento. A trilha da saúde, que antes entrava quase que pela porta dos fundos de eventos como esses, passou a aparecer nas principais mesas de discussões. Dessa forma, dentro do objetivo de liderar esse movimento no país, trazer o conceito “Health & You” se fez um movimento e negócio atrativo para a Havas Life e para a rede.

Agência de healthcare mais premiada da América Latina atualmente, a Havas Life São Paulo foi considerada em 2016, pelo Cannes Creativity Report, a 6ª melhor agência do mundo voltada para o mercado da saúde. Projetos para clientes como Sanofi, Medley, Genzyme, Lupin, Unimed, Astellas, Takeda e Alcon a posicionaram como um dos escritórios de melhor desempenho criativo da rede global. Dessa forma, o Grupo Havas reconhece a operação sólida da Havas Life no Brasil, que é um mercado-chave e segue como prioridade para a Havas Health & You, alinhada às expectativas locais e globais de conteúdo, estratégia e criatividade.

Hoje, globalmente, o faturamento da Havas Health & You representa cerca de um terço de todo o Grupo Havas. Além disso, trata-se da rede de healthcare de maior crescimento em receitas no mundo.

Ao logo desses 10 anos, a Havas Life protagonizou campanhas importantes para o mercado brasileiro, como: “Parkinsounds”, para Teva (projeto mais premiado da América Latina criado por agência de healthcare, focado na reabilitação de pacientes com Parkinson); “Sleep Radio”, para Medley (visando a conscientização sobre a insônia); “Desaparecidos”, para Genzyme (alertando para a dermatite atópica); “Leia os Sinais”, para Sanofi (ressaltando os sintomas mais frequentes do hipotireoidismo); e “Transformação Social”, para Unimed SJRP (objetivo de melhorar o atendimento a pacientes transgêneros), entre outros.