Plantio de árvores e energia solar fotovoltaica são algumas das ações realizadas pela MRV Engenharia com o intuito de preservar o meio ambiente

Você sabia que apenas 25% da superfície terrestre permanecem livre de impactos substanciais causados por atividades humanas? Esse dado foi divulgado pela Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), que projeta que até 2050 esse índice deve cair para menos de 10%. A agricultura e o estilo de vida de alto consumo da população são os principais fatores que vem degradando o ecossistema.

Diante disso, a busca por soluções sustentáveis e que impacte o menos possível o meio ambiente é uma preocupação cada vez mais constante em nossa sociedade. Um levantamento publicado pela Opinion Box, em relação aos consumidores brasileiros, aponta que 42% das pessoas se preocupam muito com práticas sustentáveis quando compram algo e 54% sempre ou com frequência preferem marcas famosas por cuidarem do meio ambiente.

Pensando no futuro

Líder nacional no mercado de imóveis econômicos, a MRV Engenharia compartilha dessa preocupação com o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, com a saúde e bem-estar das comunidades onde atua. Nos primeiros quatro meses deste ano, a companhia plantou mais de 28 mil árvores no país. Desde 2010, a companhia plantou mais de 1 milhão de árvores.

De acordo com o gestor executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) da MRV, José Luiz Esteves da Fonseca, essa ação, realizada há mais de 10 anos, é fruto das diretrizes de responsabilidade social e ambiental da companhia. “O plantio das árvores é um trabalho contínuo que vem transformando a realidade das cidades onde atuamos e contribuindo com toda a comunidade. Nos locais que recebem os plantios, a construtora segue as orientações das diretrizes governamentais de meio ambiente, privilegiando o uso de espécies nativas e adequadas ao bioma das cidades onde ocorreu o plantio”, explica o gestor.

A regional Ribeirão Preto foi a que mais se destacou em número de árvores plantadas, somando mais de 8.242, seguidas por Rio de Janeiro (5.240) e São Paulo (4.024). Na regional Sul foram mais de 3.160 e Nordeste 1.832 árvores. No estado de Minas Gerais (regional Triângulo e Belo Horizonte) são 1.661. Já o restante do plantio ocorreu em Campinas (1.654), Centro Oeste (1.103) e Espírito Santo (463).

A preocupação e o cuidado com o meio ambiente vão além do plantio e somam se a outras ações, também desenvolvidas pela companhia, como a entrega de tecnologias voltadas para economia de água e energia. Um exemplo, é a instalação de placas para a geração de energia solar fotovoltaica em seus empreendimentos. O uso destes benefícios no setor é algo inédito, que garante, além de economia para os moradores, a preservação do meio ambiente.

Em 2017, a energia solar fotovoltaica foi aplicada em 30% das unidades habitacionais lançadas pela MRV. Nos próximos cinco anos, todos os empreendimentos da construtora terão o sistema de energia fotovoltaica e a construtora estima investir cerca de R$800 milhões na implantação neste período.

Sobre a MRV

Fundada em outubro de 1979, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos e a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação. Presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, a construtora, em seus 38 anos de atividade, já vendeu mais de 300 mil unidades.