Cultura Fique por dentro!

Nas Ondas da Leitura

Alunos da rede pública de ensino de Caucaia são autores no projeto “Nas Ondas da Leitura”

Nesta quarta-feira, 06, e quinta-feira, 7 de junho, 76 escolas da Rede de Ensino Fundamental do município de Caucaia recebem os resultados do “Projeto Nas Ondas da Leituraque tem a finalidade de apresentar o lançamento de cinco livros produzidos pelos alunos durante o ano de 2017. O projeto atendeu 43 mil alunos da rede de ensino fundamental daquele município.  

A Escola de Ensino Fundamental Escola Dalva Pontes, no bairro Cigana, do município de Caucaia, será o ponto inicial da celebração do Projeto “Nas Ondas da Leitura”, iniciado em 2017 com a participação de mais de 43 mil alunos da rede de ensino fundamental do município de Caucaia.

Desse universo de 43 mil alunos integrantes do projeto, foram selecionadas 118 escolas e mais de 300 estudantes para a produção de textos, que resultou na publicação de cinco obras com a temática o município de Caucaia como “Histórias e Lendas de Caucaia”, “Qual é o Bicho?”, “Pequenos Autores Lindas Histórias”, “Mily e Seu Lugar Encantado” e “Um Novo Olhar Um Novo Conto”. 

Os alunos-autores são do 2º ano da Educação Infantil, 1º ano do Ensino Fundamental II e do 2º ano do Ensino Fundamental I. O evento acontece a partir das 9h e contará com a presença de diretores, alunos, coordenadores, pais e alunos autores dos livros que serão lançados.

O projeto Nas Ondas da Leitura é um convênio entre a idealizadora do projeto, a Editora Imeph e a Prefeitura Municipal de Caucaia, celebrado em 2017, e tem o objetivo de editar uma obra coletiva com textos dos alunos integrantes do projeto. Com isso, descobrir talentos para a produção escrita e mobilizar a escola e a família para juntos construírem o gosto pela leitura e pela escrita de forma criativa, partilhada, lúdica e prazerosa.

O evento contará com a presença do prefeito de Caucaia Naumi Amorim, de pais, alunos, diretores, coordenadores, representantes da editora, alunos autores dos livros que serão lançados.

De acordo com a diretora executiva do projeto Lucinda Azevedo, a iniciativa do “Nas Ondas da Leitura” vem quebrando barreiras em relação ao acesso à leitura e ao conhecimento. “O projeto atua no estímulo à leitura por meio da abordagem da própria comunidade local, suas características, propiciando o encantamento da contação de histórias, rodas de conversas, participação de pais na escola, troca de saberes, leitura de títulos diversificados que valorizam as diferenças, o respeito e a cidadania”, explica Lucinda.

Nas Ondas da Leitura

A partir do encontro da equipe pedagógica, o projeto Nas Ondas da Leitura, iniciado em 2007, promove a entrega dos kits de livros para alunos e professores, planejamento de temáticas das formações de professores, realização de seminários de motivação, lançamento do projeto com entrega de CD´s com participação de gestores, professores, pais, alunos e comunidade.

Durante todo o acompanhamento do projeto, são realizadas visitas às escolas com registros das ações, avaliação bimestral com avaliação dos livros trabalhados, material produzido e desempenho de professores e alunos.

Ano passado, o Nas Ondas da Leitura atingiu a Educação Infantil de 5 anos e o Ensino Fundamental do primeiro ao nono ano. Em 2018, o projeto foi ampliado para a rede de ensino Infantil de 4 anos e a Educação de Jovens e Adultos.

Serviço:

Local: Escola Dalva Pontes (Rua Quintino José Correia, 42 – Cigana, Caucaia – CE)

Dia 6 (Quarta-Feira)

Hora: 9 horas

Público: Diretores, Professores, Coordenadores, Pais e Alunos autores dos livros que vão ser lançados.

Local: Escola Antonio Albuquerque Sousa Filho (Rua Heribaldo Rodrigues, 488 – Parque Potira, Caucaia – CE)

Dia 6 (Quarta-Feira)

Hora: 15h
Público: Diretores, Professores, Coordenadores, Pais e Alunos autores dos livros que vão ser lançados.

Local: Escola Domingos Abreu Brasileiro (BR 222 Km 30 Primavera Caucaia - CE)

Dia 7 (Quinta-Feira)

Hora: 9h
Público: Diretores, Professores, Coordenadores, Pais e Alunos autores dos livros que vão ser lançados.