Eventos do mercado Fique por dentro! Mercado Ceará

Desenvolvendo Organizações

Obra de autoria de Yunare Marinho e Marcos Mendes leva aspectos da psicologia transpessoal para o universo corporativo

Seja nas mega corporações, nas grandes empresas familiares, nas microempresas ou mesmo nas modernas start-ups, as pessoas buscam cada vez mais motivação para cumprir suas jornadas de trabalho e se sentirem participantes e engajadas. No livro “Desenvolvendo Organizações: Uma Abordagem Transpessoal”, os autores Marcos Mendes e Yunare Marinho mostram como as organizações empresariais são vistas cada vez mais como seres coletivos. E como as que inserem uma visão transpessoal e valorizam a espiritualidade podem ser consideradas mais produtivas e eficazes. Com o apoio institucional da FIEC, o lançamento do livro será realizado no próximo dia 26 de junho (terça-feira), às 18h30, no auditório José Flávio Costa Lima, na sede da Federação, com um talk-show reunindo os autores.

Ao longo de dez capítulos, a obra “Desenvolvendo Organizações” questiona os motivos de tantas pessoas, dentro das organizações, se sentirem desanimadas e temerosas ao futuro, abordando ainda as diversas mudanças pelas quais as organizações passaram ao longo do século XX e como manter a motivação tem sido um dos grandes desafios das instituições no tecnológico século XXI.

No primeiro capítulo, as diversas teorias sobre a motivação humana são apresentadas e comparadas entre si. No capítulo dois, o conceito de psicologia transpessoal é trazido para o ambiente organizacional, com destaque para a vivência das quatro funções psíquicas do homem (REIS – Razão, Emoção, Intuição e Sensação) e o papel delas na ampliação da consciência. Na sequência, os aspectos transpessoais na motivação do trabalho são identificados e a cultura de melhoria contínua passa a ser destacada, especialmente por meio da metodologia japonesa chamada de Manutenção Produtiva Total (TPM).

No capítulo cinco, os planos de sucessão e de carreira em uma organização são descritos pelos autores, fazendo uma interligação do tema com a manutenção da felicidade e da harmonia no ambiente organizacional. A partir do capitulo seis até o oito, Yunare Marinho e Marcos Mendes trazem à luz a realidade das organizações transpessoais no mundo atual. E destacam como a visão espiritual do ser humano e os aspectos holísticos incorporados às empresas podem ser uma maneira possível de se manter as pessoas engajadas, felizes e conscientes de seu papel no mercado de trabalho e naquelas organizações onde atuam. Um quadro ao final do capítulo oito sintetiza a mudança de paradigma das empresas convencionais para as empresas espiritualizadas.

Os dois últimos capítulos do livro apresentam as diversas fases do desenvolvimento das organizações, sendo estas cada vez mais vistas como seres vivos. Neste sentido, valorizar a espiritualidade nas organizações empresariais ou sociais faz com que se aproxime o lado humano do dia-a-dia das empresas, possibilitando a transformação de padrões, sentimentos e comportamentos das pessoas no ambiente de trabalho.

Sobre os Autores

Marcos Mendes – Natural de Campinas (SP), Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas (Universidade Católica de Campinas), com Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal. Atua como consultor organizacional em empresas de todo o país.

Yunare Marinho – Cidadão Luso-Brasileiro, nascido em Campina Grande (PB). Graduado em Engenharia Mecânica (Unifor), com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Psicologia Transpessoal. Mantém desde 1998 trabalhos na área de qualidade em empresas do Brasil, Portugal, Espanha, França e Holanda. É Gerente de Processos Industriais no Grupo M. Dias Branco.


Lançamento do livro “Desenvolvendo Organizações: Uma Abordagem Transpessoal”

Autores: Marcos Mendes da Rocha e Yunare Marinho Targino

Data: 26 de junho de 2018 (terça-feira)

Horário: 18h30

Local: Auditório José Flavio Costa Lima – FIEC (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota)

Livro à venda no local – R$ 40,00