Cultura Fique por dentro!

LANÇAMENTO DO FESTEJO CEARÁ JUNINO 2018

Em sua 20ª edição, o edital contempla quadrilhas adultas, infantis, da diversidade, Festival Regional de Quadrilhas Juninas e Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino

O Theatro José de Alencar abriu suas portas, na última sexta-feira (22), para o lançamento da programação dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas e do XV Campeonato Estadual do Ceará Junino, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com a produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, de Senador Pompeu.

“Conexões Juninas: o Ceará em festa” é o nome do projeto selecionado na vigésima edição do edital Ceará Junino para o acompanhamento das Etapas Regionais e do Campeonato Estadual como evento de culminância dessa grande festa. O edital cumpre o objetivo da Secult de apoiar e fortalecer a realização de iniciativas destinadas à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do Ciclo Junino.

A Secretária Adjunta de Cultura do Estado do Ceará, Suzete Nunes, destacou que “o edital Ceará Junino é o mais antigo da Secretaria da Cultura, está completando duas décadas de uma construção entre o Estado e a sociedade civil, na perspectiva da consolidação de uma política de reconhecimento e promoção do patrimônio imaterial cearense. O ciclo junino é muito potente em todo o estado, seja como expressão cultural, capaz de mobilizar nas comunidades milhares de brincantes,  seja como força econômica que cataliza uma diversidade de profissionais e de serviços em torno dos festejos”.

A curadora Eliza Gunther complementa que “é muito simbólico para todos nós, cearenses, chegar a uma ação cultural que completa 20 anos. O Festejo Ceará Junino é uma conquista de todos os quadrilheiros e se propõe a intensificar as conexões entre as diversas regiões do nosso Estado, valorizando ainda mais nossa diversidade cultural e potencializando toda a capacidade que essa festa, que é a nossa festa mais alegre, tem de nos irmanar, de nos tornar mais próximos e de fortalecer os afetos, algo tão necessário nesses nossos dias”.

O lançamento da programação do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino contou com a presença da Mestra da Cultura Junina, Mestra Mazé da Quadrilha, e participação das quadrilhas Arraiá da Esperancinha e Cangaço Nordestino.

Etapas regionais e estadual

As disputas das etapas regionais tiveram início no último dia 21, em Maracanaú, e seguem até o dia 14 de julho, em Amontada, passando por Fortaleza, Quixadá, Campos Sales, Iguatu, Cariré, Tarrafas, Ipu, Russas, Crateús, Cascavel, Granja e Alto Santo, além dos bairros de Fortaleza, totalizando 17 etapas.  Nesta edição do edital, a Secult está investindo um total de R$ 2.915.800,00 para apoiar 138 projetos em todas as regiões do Estado nas categorias Quadrilhas Juninas Adultas e Infantis, Quadrilhas Juninas da Diversidade, Festival Regional de Quadrilhas Juninas, além do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino que encerra o ciclo junino de 2018. Essa é uma política que fomenta os saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense; incentiva e difunde os processos de criação, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares e promove o circuito cultural e turístico do Ceará.

As quadrilhas vencedoras das etapas regionais disputarão o XV Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino entre os dias 19 e 22 de julho de 2018. Uma das novidades anunciadas este ano é a mudança de local do campeonato estadual a ser realizado no estacionamento da Arena Castelão, numa parceria com a Secretaria de Esportes do Estado, e com objetivo de ampliar a área física para receber com mais conforto o crescente público do evento.