Em plena crise econômica existente no Brasil, os negócios no mercado de alimentação apresentam perspectivas positivas. Devido à falta de oportunidades e de emprego e por conta da diminuição da renda que ocorreu nos últimos anos, o empreendedorismo no setor tem sido praticado de maneira constante e como nunca havia sido registrado.

Quando se fala em pequenos e médios empreendedores, o setor de alimentos e bebidas é um dos que mais atrai os brasileiros. Segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, quando se divide os 2.202.622 negócios abertos no país no ano passado por ramo de atuação, o mais comum é o de alimentação (8,2% do total). Dentro dessa realidade, os pontos de venda alternativos são tendência em todas as cidades do país.

É cada vez mais forte a presença desse modelo, como quiosques, food trucks, contêineres, negócios baseados em casa, entre outros tipos de negócios. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), embora as lojas físicas ainda sejam a opção predominante (91%), os pontos de venda alternativos passaram de 6% para 9%. Em Fortaleza, assim como em outras capitais, o mercado foi inundado recentemente com pequenos novos restaurantes em casas vazias ou pontos comerciais disponíveis, assim como novas praças de alimentação com food trucks e instalações temporárias em terrenos livres ou estacionamentos, bem como negócios de rua em áreas públicas, como praças.

Vislumbrando essa fatia de mercado em Fortaleza e municípios do interior cearense, será inaugurado no dia 3 de julho o Armazém Fortali, espaço com 1.200 mil m² de área, oferecendo cerca de cinco mil itens de mais de 360 das melhores indústrias brasileiras nas áreas de Gastronomia, Panificação, Confeitaria, Bebidas e Sorveteria. O Armazém Fortali permitirá ao empreendedor do setor de alimentos e bebidas encontrar todos os produtos para seu negócio em um único lugar e com preços acessíveis. O novo modelo de negócios faz parte da Fortali Food Service, empresa criada em 2008 e que trabalha com distribuição e abastecimento de produtos e serviços para o mercado de alimentação fora do lar (food service).

“Nossa experiência no mercado de food service mostrou que este profissional que trabalha com alimentos e bebidas, especialmente os mais recentes no mercado ou os de menor porte, tinham uma grande dificuldade em comprar seus insumos, pois estavam sempre dedicando um grande tempo para ir a vários pontos de venda para comprar tudo. Acreditamos no poder transformador da cozinha e vislumbramos a oportunidade de criar um espaço para quem não tem tempo a perder para fazer seu negócio funcionar da melhor maneira”, explica Rodrigo Quevedo, um dos sócios e fundadores do Armazém Fortali.

Outro diferencial do novo negócio, segundo Rodrigo, é a atenção total ao cliente e suas necessidades. “Por isso, colocamos profissionais especialistas em cada um dos segmentos em toda a loja para esclarecer dúvidas, apresentar oportunidades de negócios, dar dicas de produtos e escutar os clientes para melhor orientá-los”, reforça o empresário.

Além de toda variedade de produtos e atendimento especializado, o Armazém Fortali terá como diferencial a Cozinha Fortali, montada na área do mezanino do espaço, e com uma grade de cursos, treinamentos e experimentos de gastronomia e gestão de negócios em alimentos e bebidas a serem ofertados para os clientes. Na semana de inauguração do Armazém Fortali, serão realizadas sete palestras na área de gestão, empreendedorismo e negócios no setor de alimentos (ver programação abaixo) com grandes nomes do Food Service. Além das palestras serão ministrados 20 cursos durante o mês de Julho e quase todos gratuitos neste mês da inauguração.

Complementando as mais de 350 indústrias que estarão com seus produtos disponíveis, a loja foi estruturada com grandes parceiros locais de especialidades distintas: Miami Utilidades na área de utilidades e utensílios; Tijuca Alimentos na parte frango refrigerado e ovos; Fribal nas áreas de carnes refrigeradas; da Lessa, na área de frutas, legumes e verduras diariamento do Ceasa; da Horta Verde com folhagens e hortaliças; da Talimpo na área de produtos de limpeza; e da Asa Sul com fardamentos.

Programação de Cursos – Inauguração Cozinha Fortali, no Armazém Fortali

Dia 3 de Julho – Terça-feira

9h – “Panorama e Tendências do Mercado de Alimentação Fora do Lar” – Com o Chef Luiz Farias

14h – “Desafios para o Empreendedor de Alimentos e Bebidas” – Com Enzo Donna (um dos maiores especialistas em Food Service do Brasil)

16h – “O Poder Transformador da Cozinha” – Com Cecília Martins (especialista em produtos e dinâmica do mercado de Food Service)

Dia 4 de Julho – Quarta-feira

8h – “Histórias de Sucesso” – Com Rodrigo Viriato (empreendedor no ramo de buffets e restaurantes – Alices Buffet, Café Viriato e Forneria Coriolano, e professor de Gastronomia da UFC)

10h – “Histórias de Sucesso” – Com Deda Gomes (empreendedor no ramo de restaurantes –Grupo Geppos – Geppos, Misaki, Cabaña Del Primo – Moleskine GastroBar

14h – “Histórias de Sucesso” – Com Chef Bernard Twardy (consultor em gastronomia, montagem e estruturação de restaurantes; consultor gastronômico do Beach Park)

16h – “Histórias de Sucesso” – Com Hugo Rigui (empreendedor no ramo de gastronomia e food trucks

Dia 5 de Julho – Quinta-feira

14h às 17h – “Sorvete: Mais uma oportunidade para o seu negócio” – Com Eugênio Gondim

Dia 6 de Julho – Sexta-feira

14h às 17h – “Tendências em decoração de tortas” – Com Matheus Vieira

*Acompanhe a programação de cursos do mês de julho nas redes sociais do Armazém Fortali.

Serviço: Inauguração do Armazém Fortali

Espaço voltado para quem trabalha com Alimentos e Bebidas – Mais de 5 mil itens; Cursos Gratuitos de Gastronomia

Data: 3 de julho de 2018 (terça-feira)

Horário: a partir das 10 horas

Local: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 1326 – Messejana