Projeto conta com o patrocínio da WestRock, por meio da Lei Rouanet e apoio da Prefeitura Municipal

As sessões gratuitas do projeto Cine em Cena Brasil em Pacajus receberam mais de 1,1 mil pessoas em três dias de exibições. A informação foi divulgada pela Ibirijá Produções, empresa que produz o projeto, viabilizado com patrocínio da empresa WestRock, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com apoio da Prefeitura Municipal de Pacajus.

O cinema itinerante ficou montado na cidade entre os dias 25 e 27 de junho na Praça dos Eventos, localizada na Av. Pedro Philomeno Gomes, na região central. A sala itinerante exibiu um total de 12 sessões gratuitas de filmes nacionais e internacionais para o público de todas as idades.

O cinema possui 225 lugares, cadeiras com encosto e assentos com almofadas, ar condicionado, tela de 26m2, sistema de som e projeção digital 2D e 3D.

O que é o Cine em Cena Brasil?

O projeto Cine em Cena Brasil é uma sala de cinema itinerante que leva a sétima arte às cidades, distritos e bairros que não possuem salas comerciais.

Um dos sócios da Ibirajá Produções, Edson Souza, de São Paulo, explica que o projeto surgiu da necessidade de levar a sétima arte à população menos favorecida. Segundo ele, no Brasil, apenas 7% dos municípios possuem salas de cinema. Muitas vezes, para a comunidade mais carente, a sala itinerante é o primeiro contato com o cinema.

O projeto surgiu em 2004 e toda a estrutura da sala viaja de uma cidade a outra dentro de um caminhão. São realizadas sempre quatro sessões diárias para a população durante três dias. No total, cada cidade recebe 12 sessões de cinema.

São realizadas curadoria e seleção de quatro títulos de longa metragem para a itinerância do ano todo, sendo que a escolha dos filmes leva em conta a faixa etária (infantil e adulto) e também o formato.

O projeto também trabalha com agendamento de escolas públicas. Para levar grupos de alunos, é preciso procurar com antecedência às secretarias municipais de Educação dos municípios.