Cultura Fique por dentro!

Escritora lança em Fortaleza livro sobre a construção de Brasília

A Trilha do Jaguar: Na Alvorada de Brasília relata a história da construção de Brasília pela perspectiva da autora, Mercedes Urquiza

A escritora argentina Mercedes Urquiza lança, nesta sexta-feira, 27, a partir das 19h, na Livraria Leitura do Shopping Rio Mar, o livro A Trilha do Jaguar: Na Alvorada de Brasília. Lançado pela Livraria Senac, do Distrito Federal, ele conta as memórias da autora sobre a construção de Brasília, um dos marcos da história do Brasil. Após lançamento em Fortaleza, o exemplar ficará a venda na Livraria da Editora Senac Ceará.

As 250 páginas do livro, distribuídas em 30 capítulos, trazem fotos da coleção particular, imagens únicas da época da construção e muita lembrança do surgimento da Nova Capital. Mercedes Urquiza, seu marido Hugo Maschwitz, e o pastor alemão Fleck, chegaram a morar em um barraco de madeira sem luz, água quente e telefone no Núcleo Bandeirante — conhecido como Cidade Livre, na época.

Ela e o marido participaram ativamente da construção da Nova Capital, onde Mercedes trabalhou como corretora oficial da Novacap e revendedora de material de construção para os primeiros prédios da cidade. Com tantas histórias, fotos, além de muitas lembranças, a ideia de fazer um livro foi ganhando força, mas só começou a se tornar realidade em 2015. “O livro já estava na minha cabeça há muito tempo, mas sempre achava que, para conseguir escrevê-lo, teria que me isolar do mundo e aí fui adiando”, explica ela.

O livro foi lançado em abril, no Salão Negro do Ministério da Justiça, em Brasília. A ideia de fazer o lançamento também em Fortaleza, segundo a Gerente da Editora Senac Ceará, Denise de Castro, representa para a autora, uma homenagem ao numeroso contingente de pioneiros cearenses que partiram para Brasília na busca de novas oportunidades na Capital da Esperança.


Serviço:

Lançamento do livro A Trilha do Jaguar: Na Alvorada de Brasília

Data: 27 de julho

Local: Livraria Leitura do Shopping Rio Mar, na Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu

Hora: 19 horas