Diversão Fique por dentro! Mercado Nacional

Tenda EDP celebra música, dança e gastronomia dos países que falam a Língua Portuguesa na programação paralela da Flip

Patrocinadora da festa literária, Empresa traz também exposição de retratos da autora homenageada Hilda Hilst e exposição interativa sobre o nosso idioma

Pelo segundo ano consecutivo, a EDP, multinacional do setor elétrico de origem portuguesa, vai patrocinar e marcar presença na 16ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), entre os dias 25 e 29 de julho. Localizada no espaço Praça Aberta – onde antes ficava o Auditório Principal – a Tenda EDP trará uma programação paralela que inclui exposição fotográfica, performances, degustações e aula-show de culinária.

As atividades serão temáticas e estarão focadas, a cada dia, na cultura de uma região onde o Português é falado. Angola abre a agenda internacional na quinta-feira (26), com a apresentação de danças típicas, músicas tradicionais e degustação de Caldo de Feijão com Óleo de Palma e Catembe – drinque típico angolano, preparado com vinho branco suave, água tônica e limão. Na sexta-feira (27), é a vez de Portugal, com show do duo português Lavoisier e danças típicas do país europeu, além de oferta de pastel de nata com vinho do Porto. No sábado (28), após a aula-show do chef Manuel Gonçalves, do restaurante português A Quinta do Marquês, começa a noite brasileira, com presença do rapper Vinicius Terra e a celebração dos ritmos nacionais. Serão servidos lanche de pernil e queijo coalho com mel, acompanhados de guaraná e cachaça para beber.

Os visitantes ainda poderão conferir na Tenda uma exposição inédita de retratos da escritora Hilda Hilst, homenageada na Flip 2018, de autoria do fotógrafo Fernando Lemos. Um dos principais representantes da terceira geração de modernistas portugueses, o artista luso-brasileiro disponibilizará pela primeira vez ao público seu acervo de fotos da escritora quando jovem.

Também estará no evento a mostra itinerante “A Energia da Língua Portuguesa”. Utilizando a estrutura móvel de um caminhão, a atração tem ao todo 300 metros quadrados e apresenta de forma lúdica as peculiaridades e diferenças do português falado nas diferentes regiões do País e em Portugal, e curiosidades sobre expressões comuns do idioma.

“A EDP traz a Paraty atrações que destacam a Língua Portuguesa em suas diferentes dimensões – histórica, gastronômica, cinematográfica, literária e musical – celebrando toda a riqueza do nosso idioma”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil.

Patrocinadora Máster da Reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, a EDP consolidou seu compromisso com o fomento à cultura e à arte lusófona em 2018. Com a exposição “A Energia da Língua Portuguesa”, está rodando o Brasil para levar informação e conhecimento sobre o idioma para todas as regiões do País. No Dia da Língua Portuguesa, celebrou os 10 anos do seu Instituto EDP com o concerto Letras de Luz, que uniu Gilberto Gil e a fadista Carminho em um espetáculo único.

Programação Completa

Quinta-feira (26/07) – “Uma noite Africana bem bacana”

11:30 – Abertura da Tenda EDP

12:00 às 21:00 – Exposição “A Energia da Língua Portuguesa”

13:30 – Documentário Angola

21:30 às 23:30 – Degustação (Caldo de Feijão com Óleo de Palma e Catembe, preparado com vinho branco suave, água tônica e limão)

22:00– Música temática com DJ/ apresentação de bailarinos com figurino, coreografia e interação com o público

01:00 – Encerramento da Tenda

Sexta-feira (27/07) – “Uma noite Portuguesa com certeza”

11:30 – Abertura da Tenda EDP

12:00 às 21:00 – Exposição “A Energia da Língua Portuguesa”

13:30 – Documentário Portugal Desconhecido

21:30 às 23:30 – Degustação (Vinho do Porto e Pastel de Nata).

22:00 às 22:40 – Show do duo português Lavoisier com participação do rapper Vinicius Terra

22:40 – Apresentação de bailarinos com figurino, coreografia e interação com o público e DJ Set

01:00 – Encerramento da Tenda

Sábado (28/07) – “Uma noite Brasileira que beleza”

11:30 – Abertura da Tenda EDP

12:00 às 21:00 – Exposição “A Energia da Língua Portuguesa”

13:30 – Aula-Show com o chef Manuel Gonçalves, do restaurante A Quinta do Marquês

21:30 às 23h30- Degustação (lanche de pernil; queijo coalho com mel; guaraná e cachaça).

23:00 – Apresentação temática/Dança/DJ Set

23:30 à 00:30 – Show do rapper Vinicius Terra, com participação especial do duo português Lavoisier

01:00 – Encerramento da Tenda

Local: Espaço Praça Aberta – Margem esquerda do rio