Cultura Fique por dentro!

Porto Dragão inicia atividades com ocupação de artistas

Porto Dragão inicia atividades com ocupação de artistas, nesta sexta-feira, 3

Programação Experimental gerada a partir de convocatória será aberta com apresentações cênicas, show de Getúlio Abelha e Jam de Dj´s, com acesso gratuito. Estão previstas ainda 5 mentorias para artistas selecionados.

O Instituto Dragão do Mar (IDM) inicia, nesta sexta-feira (3), a programação experimental que ocupará a sede do Porto Dragão (Rua Boris, nº 90, na Praia de Iracema), agência de conteúdo e aceleradora de projetos artísticos do IDM. A ocupação artística terá início às 14h, com apresentações de dança, teatro e circo. A partir das 21h, serão apresentados o programa de iniciativas da aceleradora e as instalações que sediarão as ações culturais. A apresentação será seguida de show de Getúlio Abelha e de Jam de DJ´s.

Nesta sexta (3), serão apresentadas ainda novas ações do Porto Dragão, inicialmente direcionadas à música. Assim, o Porto Dragão Música surge com a proposta de amadurecer iniciativas já realizadas pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, como o Conexões Maloca (que promove speedmeetings entre artistas cearenses e renomados programadores), o LAB Maloca (cursos de formação para técnicos e produtores culturais), Conversa de Proa (palestras com profissionais da área de música), Porto Dragão Sessions (programa que promove a gravação de clipes e faixas musicais e sua distribuição digital) e o Conexão Dragão do Mar de Música Cearense (programação de shows de artistas cearenses em outros locais, realizada em parceria com SESC-SP, Centro Cultural São Paulo e Circo Voador – RJ).

Apresentações cênicas e musicais continuam durante o sábado (4) e domingo (5), também gratuitas. A agenda da programação experimental que ocupará o prédio durante os meses de agosto e setembro será divulgada no site http://www.dragaodomar.org.br.

Mais de 100 projetos artísticos ocuparão os dois meses de programação experimental do Porto Dragão

A fim de ampliar as possibilidades de novos ambientes para ocupação por parte dos artistas, grupos e produtores culturais cearenses, o IDM lançou uma proposta de ocupação do novo prédio, com caráter essencialmente experimental, que abre espaço para formatos em diversas fases, como ensaios abertos para demonstração de processos em montagem, e atividades de formação. A ação objetiva também experimentar como esses espaços podem ser melhor aproveitados, a partir do retorno dos próprios proponentes.

A programação experimental é formada por projetos selecionados por meio de convocatória lançada em junho deste ano, na plataforma on-line Mapa Cultural (http://mapa.cultura.ce.gov.br/oportunidade/1047/). Com inscrições abertas até o dia 22 de junho, os interessados puderam se inscrever nas categorias Mostra, que contempla projetos nas linguagens de Teatro, Dança e Circo, com diversos formatos de trabalho, e Ocupação, composta por projetos nas linguagens de Teatro, Dança, Circo, Música, Literatura, Performance, Fotografia, Artes Visuais, Cinema e Cultura Popular Tradicional, entre outras.

A seleção dos projetos ficou a cargo da curadoria indicada pelo Fórum das Linguagens do Ceará, composta por Silvia Moura (bailarina e coreógrafa), Andréia Pires (bailarina e coreógrafa), William Monte (artista e pesquisador em dança e performance), Tavares Neto (pesquisador em direção de atores e interpretação para cinema da UFC), e Rodrigo Tembiú (educador e produtor cultural), único indicado pela diretoria do Centro Dragão do Mar.


ABERTURA DA PROGRAMAÇÃO EXPERIMENTAL DO PORTO-DRAGÃO

Sexta, 03 de agosto

Das 14h às 18h – Sala 20 – Imanência – Raffael Tomaz – classificação livre [Cênicas/Dança – ensaio aberto]

19h – Teatro – Novos prédios desabando// Celebrando a escuridão – Leandro Netto Cia de Dança – classificação livre [Cênicas/Teatro – ensaio aberto]
21h15 – Palco Porto Dragão – Show Getúlio Abelha – classificação 18 anos
22h30 – Rua Boris – Jam de DJs Nego Célio, DJ Thales (Catiguria) , Bia Turri (Fertinha) e Maarji (Tertúlia Black Vândala)

Sábado, 04 de agosto

Das 16h00 às 18h45 horas – Sala de Dança – O PRÓXIMO: DEFLAGRAÇÃO 1510 – Paulo José – Classificação: 12 anos [Cênicas/Dança – ensaio aberto]

20h –Sala 23 – Viração – Clarissa Costa, Dayana Ferreira, Érica Martins, João Paulo Barros e Júnior Meireles – Classificação: 16 anos [Cênicas/Teatro – espetáculo]

21h – Palco Porto Dragão – CID [Música – show]

22h – Palco Porto Dragão – New Model [Música – show]

Domingo, 05 de agosto

16h – Guerra de Cup&Cake – K’Os Coletivo – classificação livre [Cênicas/Circo]

18h às 20h30 – Danças e utopias em Bando – Coletivo DiBando – Classificação 16 anos – [Cênicas/Dança – ensaio aberto]

19h – Espaço externo próximo ao prédio – Conversa de Lavadeiras – Coletivo Rei Leal – Classificação 12 anos [Cênicas/Teatro – espetáculo]


Porto Dragão – um novo teatro, espaço de ensaio e criação para a cidade

Agência de projetos artísticos e produtora de conteúdo do Instituto Dragão do Mar que pretende fazer circular e fomentar a vasta produção artística do Ceará, em diversas linguagens, dentro do próprio estado e também nacional e internacionalmente.

Após passar por reparos, a sede atenderá a comunidade artística local com coworking, sala de dança, salas de ensaio, editora e produtora, gastrobar, minigaleria e ainda espaços para apresentações, como o Palco Dragão do Mar e o Teatro B. de Paiva, batizado em homenagem ao dramaturgo cearense.

O projeto iniciará suas ações de fomento à produção musical cearense, através de ações de formação; incubação de carreiras de artistas e projetos; produção e difusão de conteúdos; circulação de artistas e produtores; e ações de comunicação e marketing.

Além do Porto Dragão Música, a agência Porto Dragão vai atuar ainda nas cadeias criativas do Teatro, da Dança, das Artes Visuais e do Cinema. Estes projetos estão em fase de estudo e formatação.


Qualificação para o mercado da música

O Porto Dragão Música prevê ainda ações de mentoria, atendimento e acompanhamento com as trinta bandas e artistas selecionados via convocatória pública, para o Porto Dragão Sessions. Esse processo inclui: consultoria e planejamento estratégico de comunicação e assessoria de imprensa nacional; gerenciamento de perfis e serviços de curadoria e gestão estratégica de playlists nas plataformas de streaming; serviços especializados em divulgação de música brasileira e notícias desse setor no mercado internacional; serviços para o desenvolvimento de audiência através de tecnologias e ferramentas de monitoramento, análise de dados, divulgação e relacionamento com o público para artistas e profissionais da música; e ainda serviços de distribuição digital de música e vídeo nas principais plataformas.
No sábado (4), das 14h às 18h, no auditório do Centro Dragão do Mar, profissionais das empresas INKER Agência Cultural, Bananas Music Branding, Brasil Calling e Playax apresentarão a grupo de artistas selecionados para o Porto Dragão Sessions os serviços que estarão disponíveis e o planejamento das ações, assim como os resultados esperados. Acesso restrito aos contemplados pelo programa.


SERVIÇO: Abertura da Programação Experimental do Porto Dragão

Quando: De 03 a 05 de agosto de 2018 (sexta-feira)
Onde: Porto Dragão (Rua Boris, nº 90 – Praia de Iracema)
Horário: a partir das 14h
Acesso gratuito