Fique por dentro! Utilidade Pública

Planejamento urbano de Fortaleza é destaque nacional em Workshop em Brasília

O encontro apresentou o estudo de caso do Metrô de Fortaleza, desenvolvido pelo Banco Mundial

O potencial de Fortaleza na viabilização de diretrizes de planejamento urbano foi destaque no Workshop Financiamento da Infraestrutura de Transportes e Transformação Urbana por meio de Mecanismos de Captura de Valorização Imobiliária, realizado pelo Banco Mundial, nesta terça-feira (31/07), em Brasília. Participaram do encontro a secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, e a coordenadora de Desenvolvimento Urbano, Marina Hissa.

O encontro apresentou o estudo de caso, com conteúdo analítico e técnico, do Metrô de Fortaleza, desenvolvido pelo Banco Mundial, em parceria com Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), e do Governo do Estado do Ceará, por meio do Metrô de Fortaleza (Metrofor).

Fortaleza foi escolhida como a única cidade brasileira para receber a consultoria, por ser uma cidade com escala, contexto e dinâmica, que levam a maiores possibilidades de “exportar” lições adaptáveis a diferentes contextos brasileiros. Além de possuir histórico de experiências na aplicação de instrumentos de captura de mais valias, como as Outorgas Onerosas, Transferência do Direito de Construir e as Operações Urbanas Consorciadas (OUC), instituídas pelo Estatuto das Cidades.

Outro ponto primordial na escolha de Fortaleza foi o fato da cidade já possuir Zonas Especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômica (Zedus), que consistem em áreas destinadas à implantação e/ou intensificação de atividades sociais e econômicas, com parâmetros urbanísticos diferenciados do restante da cidade, além de intervenções urbanísticas, cujo objetivo é melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade da zona, a partir do princípio da sustentabilidade.

O trabalho, apresentado pela equipe da Steer, consultoria global de infraestrutura e transportes, foi definido após a Technical Deep on Integrated Urban Water Management, que aconteceu em 2017, em Tokyo, no Japão, onde técnicos da prefeitura puderam fortalecer a capacidade de planejamento urbano e financiamento do município de Fortaleza.