Eventos do mercado Fique por dentro! Gastronomia

Engenho Dedé oferece gastronomia típica do Norte, em Fortaleza

Em Fortaleza, uma cidade que tem turismo o ano inteiro, os empresários do ramo da gastronomia precisam investir cada vez mais na variedade e originalidade dos cardápios para atrair cearenses e turistas, sempre procurando provocar uma experiência completa e diferenciada para os clientes.

Pensando nisso, o restaurante Engenho Dedé, estabelecimento amazonense que há dois anos aportou na cidade, resolveu oferecer um vislumbre da gastronomia da região Norte do país, trazendo pratos típicos da culinária do Pará e da Amazônia para o Ceará, mesclando-os aos pratos e elementos da gastronomia local.

No menu, a culinária dos dois estados se faz presente através dos sabores marcantes do molho de tucupi e do jambu, tradicionais na cozinha nortista. O peixefilhote, uma das iguarias mais apreciadas em Belém (PA), é um dos carros-chefes da casa, e pode ser servido em postas, grelhado, com crosta de castanha-do-pará ou, ainda, com bananas e camarões.

O peixe também pode ser acompanhado do arroz paraense, que, apesar do nome, traz características do tempero da Amazônia. Feito com jambu, tucupi e camarões, é uma ótima opção para quem quer fugir do arroz branco da rotina e também acompanha outros pratos, como o Tambaqui Manauara.

Outro queridinho da casa é o tacacá, caldo feito com camarões, tucupi, jambu e goma de mandioca, tradicionalmente tomado nos fins de tarde e que remonta às tribos indígenas da região. Para quem quiser levar um pouco do sabor nortista para casa, o Engenho Dedé também possui um empório completo, com temperos e alimentos típicos do Norte.

Apesar da presença marcante da culinária de sua região de origem, o Engenho Dedé não abre mão de contemplar e prestigiar os sabores locais e incrementá-los ao cardápio da casa, num intercâmbio de cultura e mistura de sabores que ornam e se complementam de maneira perfeitamente orquestrada.