Fique por dentro!

Instituto Dragão do Mar realiza segunda noite de apresentação das escolas de gastronomia em jantar com as chefs Morena Leite e Van Régia

Instituto Dragão do Mar realiza, nesta quinta-feira, 9, segunda noite de apresentação das escolas de gastronomia em jantar com as chefs Morena Leite (SP) e Van Régia (CE)


A partir de menus exclusivos, as chefs sugerem o que as Escolas de Gastronomia do Ceará serão capazes de produzir com insumos locais. O evento será realizado para convidados no terraço da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, no bairro Mucuripe, em Fortaleza

O Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza, nesta quinta-feira (9), às 19h30, jantar de apresentação do conceito da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco e da Escola de Hotelaria e Gastronomia da Estação das Artes, instituições da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará sob gestão do IDM. Promovida pelo Grupo M. Dias Branco para convidados da cadeia gastronômica e hoteleira do Ceará, a noite terá cozinha comandada pelas chefs Morena Leite, do restaurante Capim Santo (SP), e Van Régia, da Culinária da Van (CE). Juntas, elas apresentam menu exclusivo que demonstram o que as escolas serão capazes de produzir utilizando insumos locais, afinal, a valorização da cultura alimentar do Ceará, dos nossos saberes e da cadeia produtiva da nossa gastronomia despontam como as grandes diretrizes do conteúdo pedagógico destes centros de ensino e conhecimento.

Unindo prática e ensino, a chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, em São Paulo, tem hoje seis restaurantes, oito livros publicados, uma escola de cozinha e um instituto (com 5 unidades de capacitação e inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho), além de dar aulas de cozinha brasileira pelo mundo. Já a chef Van Régia, do restaurante Culinária da Van, com um genuíno cardápio regional, é uma das cozinhas mais indicadas pelos fortalezenses. O evento será realizado no terraço da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, no bairro Mucuripe, em Fortaleza, com pocket show de Toquinho.

Esta é a segunda noite de apresentação do conceito das escolas de gastronomia. No último dia 2 de agosto, comandaram o cardápio os chefs Helena Rizzo, do restaurante Maní, de São Paulo, eleita a melhor chefe mulher pela revista inglesa “The Restaurant”; o chefe Luciano Boseggia, do Restaurante Verbena de São Paulo, que comandou a cozinha do Fasano por mais de uma década; e o chefe Leo Gonçalves, dos restaurantes O Mar Menino e Uru, no Ceará, eleito o melhor chefe e o melhor restaurante regional (O Mar Menino) pela revista Veja Fortaleza.

Perfil da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco leva o nome do fundador do grupo M. Dias Branco por ter sido ele o financiador da sede e da infraestrutura da escola recém-inaugurada e doada para o Estado. A Escola Ivens Dias Branco está localizada no bairro Mucuripe (com uma bela vista para o mar de Fortaleza e as velas eternizadas na canção de Fagner) e tem como finalidade oferecer cursos básicos, técnicos e avançados em panificação e confeitaria, além de tutorias para desenvolvimento de produtos e projetos, através dos Laboratórios de Criação. O público-alvo da escola são jovens e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Áreas de Formação

Panificação

Matérias-primas Elementares da Panificação; História e Cultura da Panificação; Higiene e Segurança na Indústria Alimentar; Controle de Gestão, Pães Tradicionais do Mundo; Liderança e Gestão de Carreiras; Padaria funcional; Desenvolvimento de Produtos, Técnicas de Comunicação e Story Telling.

Confeitaria

Matérias-primas Elementares da Confeitaria, Desenvolvimento Pessoal e Criativo, Confeitaria Artística, Confeitaria Festiva, Bombonaria, Marketing Digital, Técnicas de Comunicação e Story Telling.

Perfil da Escola de Hotelaria e Gastronomia Estação das Artes

Já a Escola de Hotelaria e Gastronomia Estação das Artes fica no lado poente da orla de Fortaleza, próxima ao centro histórico da capital cearense, igualmente de frente para o mar. O escopo de atuação da EHGEA é mais abrangente. Essa pretende ser a primeira grande experiência pública em formação na área de hospitalidade e gastronomia do Brasil. O prédio tem cinco torres e oito andares que serão destinados para Hotel Escola, alojamento de alunos vindos de outras regiões, salas de aulas, laboratórios, biblioteca, refeitório e áreas de convivência. A inauguração está prevista para novembro e suas atividades suplementam as da Escola de Gastronomia Social.

Hotelaria

Línguas (Espanhol, Inglês, Francês, Italiano); Gestão de Alimentos e Bebidas, Hoteleira, Governança, Sustentabilidade no Turismo e Hotelaria, Desenvolvimento de produtos para o Turismo Gastronômico, Guest Relation, Marketing Turístico, Mídia Digital para Turismo.

Gastronomia

Línguas (Espanhol, Inglês, Francês, Italiano); Cozinha Fundamental, Cozinha do Mar, Cozinha do Sertão, Cozinha das Serras, Cozinha Afetiva, Cozinha Internacional, Bar, Empreendedorismo e Gestão em Gastronomia, Tecnologias; Logística, manutenção e promoção de insumos locais.


SERVIÇO
Jantar de apresentação das Escolas de Gastronomia do Instituto Dragão do Mar, com Morena Leite e Van Régia + pocket show de Toquinho
Quando: nesta quinta-feira, dia 9 de agosto de 2018
Horário: às 19h30
Local: Rua Manoel Dias Branco, 20 – Mucuripe, Fortaleza-Ce
Evento para convidados