Cultura Fique por dentro!

Pertenço

“Pertenço” abre a segunda noite do Festival de Dança do Litoral Oeste do Ceará

Espetáculo do Itinerário Formativo de Dança é resultado do investimento de Sobral em cultura. O município está entre as cidades de médio porte que mais investem no setor

Um dos espetáculos montados pelo Itinerário Formativo de Dança do Instituto Ecoa de Sobral (Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes), o “Pertenço”, vai abrir a segunda noite do 10º Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará, na cidade de Trairi (Praça da Justiça). A apresentação acontece no próximo sábado (11), a partir das 19h30. O acesso é gratuito.

O trabalho, que conta com direção coreográfica de Rubens Lopes (Fortaleza) e direção dramatúrgica de Gerson Moreno, diretor do Balé Baião, nasceu do encontro de pessoas de diferentes idades e distintas experiências com danças. Cada uma delas trouxe seu trajeto para compartilhar e assim teceu-se um processo de composição e dramaturgia, partindo primeiramente das pessoas-corpos, de suas memórias, ancestralidades e clamores contextuais.

Itinerário Formativo

De acordo com Xauí Peixoto, diretor de ação cultural e cidadania do Instituto Ecoa, Sobral tem se esforçado para manter uma política de acesso e direito às artes e à cultura, com foco no desenvolvimento humano, social e econômico. “No ano passado, convidamos os artistas da cena local para pensar o processo de concepção dos programas de formação da Escola de Artes. O resultado desse encontro foi a estruturação dos Itinerários Formativos, que são percursos de média e longa duração”.

Para o gestor, essa circulação dos artistas, projetos e exposições revela para o resto do estado o compromisso da atual gestão com o fortalecimento e a ampliação da política #CulturalOcupaSobral. “Nós queremos ocupar todos os espaços através de diversos programas e ações de formação. Hoje, podemos dizer que somos uma das cidades, com até 500 mil habitantes, que tem o maior volume de investimento em política cultural”, analisa.

Uma década em companhias

Essa é a primeira participação do Itinerário Formativo no Festival de Dança do Litoral Oeste já considerado um dos principais eventos do gênero no Ceará. Com formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão, os municípios de Itapipoca, Trairi e Paracuru se dividem como sede do Festival, que este ano acontece entre os dias 09 e 11 de agosto, reunindo companhias, grupos e artistas do Brasil e de outros países