Cultura Diversão Fique por dentro!

Ricardo Bacelar lança Sebastiana em show no dia 26 de agosto no Iguatemi

Depois de turnê em Portugal, em palcos de Lisboa e Cascais, e apresentação na concorrida Blue Note, no Rio de Janeiro, o pianista, compositor e arranjador cearense Ricardo Bacelar lança em Fortaleza o CD Sebastiana com show no dia 26 de agosto, às 18 horas, na Área Verde do Shopping Iguatemi. O acesso é gratuito.

Com uma vertente jazzística Sebastiana é o terceiro trabalho solo de Ricardo Bacelar. O disco foi gravado e mixado em 2017 em Miami, nos Estados Unidos, nos lendários estúdios Hit Factory (Criteria) e Rebel 11. Lançado em maio de 2018 na América Latina, Japão, Europa e Estados Unidos, entrou na lista dos 50 discos mais tocados nas rádios de jazz norte-americanas e durante 16 semanas ficou entre os 100 mais tocados.

Importantes revistas, jornais e sites de jazz estrangeiros publicaram críticas elogiosas à obra. Para citar alguns: “Jazz pianist Ricardo Bacelar crafts a masterful celebration of Latin American music from a Brazilian perspective” (Jazz Corner), “Ricardo Bacelar brings his Brazilian keyboard concepts along with a fresh and energetic core team” (jazz Weekly), “Ricardo Bacelar has truly created something outstanding that captures the music of Brazil in all its glory” (Music News Today) e “The video just makes you want to live in this world” (Simplyvideos).

Sebastiana gravita em torno de uma releitura latino-americana de uma porção do repertório da música brasileira. Apresenta obras de compositores como Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Lô Borges, Villa-Lobos, Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Ivan Lins e Victor Martins, Flora Purim e Luiz Roberto Bertrami, com arranjos de Bacelar.


O show em Fortaleza

Para o lançamento de Sebastiana em Fortaleza, Ricardo Bacelar apresenta o repertório do álbum, entre as quais A Volta da Asa Branca (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), Menina Baiana (Gilberto Gil), Oh Mana Deixa Eu Ir (Caicó Cantiga, de Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento e Teca Calazans), Depois dos Temporais (Ivan Lins e Vitor Martins), Sebastiana (Rosil Cacalcanti) e Sernambetiba, 1992 (Ricardo Bacelar e Cesar Lemos).

Interpreta também algumas músicas de seu segundo disco, Concerto para moviola, como So may it secretely begin (Pat Metheny), Nanã (Moacir Santos/ Mario Telles) e Agua de Beber (Tom Jobim/Vinicius de Moraes). No palco, será acompanhado por Lu D’Sosa (guitarra), Miquéias dos Santos (baixo), Thiago (sax), Hoto Júnior (percussão) e Roberto Marçal (bateria).


In natura e Concerto para Moviola

O primeiro disco solo de Ricardo Bacelar foi in natura, lançado em 2001, com forte influência erudita e participações especiais de nomes como Belchior, Frejat e Hanoi-Hanoi. O segundo trabalho, Concerto para moviola, foi gravado ao vivo no tradicional Festival Jazz & Blues, em fevereiro de 2015. Nele apresentou um repertório de jazz fusion e música brasileira. O lançamento foi em 2016 no Brasil e Estados Unidos, em CD, digital, DVD e vinil, conseguindo uma expressiva execução nas rádios americanas de jazz, com diversas críticas em importantes veículos na imprensa americana do segmento.


SERVIÇO

Show Sebastiana, de Ricardo Bacelar – Dia 26 de agosto, às 18h, na Área Verde no estacionamento do Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz). Livre para todas as idades. Duração: 1h15min. Informações: (85)3477-3560. GRATUITO.