Eventos do mercado Fique por dentro! Utilidade Pública

Mês Internacional da Juventude conta com ações em Fortaleza, promovidas pelo Instituto JCPM de Compromisso Social

O II Encontro da Juventude do Instituto JCPM de Compromisso Social começa nesta segunda, dia 20 de agosto, e segue até o dia 22/08 com palestras, oficinas, bate-papo e apresentações. O evento é promovido em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado neste mês de agosto.

De 20 a 22 de agosto, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) promove o II Encontro da Juventude com o tema “Diversidade Cultural”. Durantes os três dias, cerca de 800 jovens devem participar do evento cuja programação inclui palestras, oficinas, apresentações artísticas dos jovens e de grupos artísticos locais e bate-papo com convidados. As ações ocorrem nas unidades do IJCPM do RioMar Kennedy e do RioMar Fortaleza e no Teatro RioMar Fortaleza.

A programação começa nesta segunda, dia 20 de agosto, em que os jovens participam de um cinedebate com a jornalista e mestre em Comunicação, Janayde Gonçalves, às 14h, no IJCPM do Presidente Kennedy. Já na unidade do RioMar Papicu, às 14h, ocorre um bate-papo com o Coletivo Mães pela Diversidade, e às 15h, uma oficina de instrumentos musicais alternativos com o Mestre Júnior Brasil do Grupo Kebra Mola.

No dia 21 de agosto, é a vez dos jovens da unidade do RioMar Kennedy participarem de um bate-papo com o Coletivo Mães pela Diversidade, às 9h. No bairro Papicu, acontece cine debate com a professora Janayde Gonçalves, a partir das 15h.

O encerramento do II Encontro da Juventude será no dia 22 de agosto, com um grande evento no Teatro RioMar Fortaleza, das 13h às 18h, que contará com palestras, apresentação teatrais, bate-papo com a cantora Di Ferreira, com regentes do Coral do IAPS e com o Mestre Júnior Brasil, fundador do Grupo Kebra Mola e idealizador de projetos sociais no bairro Vicente Pinzon. Um dos destaques da programação será a abertura da exposição fotográfica “Fortaleza: Olhares e Culturas”, produzida pelos jovens do IJCPM.

Troca de experiências

No ano passado, o Encontro da Juventude teve sua primeira edição no mês de setembro, promovendo muita troca de experiências entre mais de 450 jovens de comunidades locais com base no tema “Novas Tecnologias, mídias e juventude: Um clique para o mundo”. Na ocasião, foram lançados um aplicativo de celular ‘Mulheres Não Se Calem’, desenvolvido pelos jovens do IJCPM, com intuito de ajudar a população no combate à violência contra a mulher em Fortaleza, e uma bengala com sensor para auxiliar deficientes visuais. Além disso, a programação contou com palestras, debates, talk shows, apresentação de projetos de empreendedorismo e exposição fotográfica, desenvolvidos pelos jovens.

Sobre o IJCPM

Em Fortaleza, o Instituto JCPM de Compromisso Social atua na capacitação de jovens de comunidades para o mercado de trabalho, com cursos gratuitos oferecidos em parceria com o Senac/CE. São duas unidades: uma no RioMar Fortaleza e outra no RioMar Kennedy. Ao todo são beneficiados 13 bairros do entorno do Papicu e oito do Presidente Kennedy. Cerca de 7 mil jovens já foram capacitados pelos programas de Qualificação para o Varejo nas duas unidades e desses cerca de 1.500 já foram inseridos no mercado de trabalho.


SERVIÇO

II Encontro da Juventude IJCPM

Data: 20 a 22 de agosto


Programação do Encerramento do Encontro – 22/08 – 13h às 18h

Local: Piso L3, Teatro RioMar Fortaleza – RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

Evento gratuito

Mais informações: 3262.0208 (IJCPM – RioMar Papicu) e 3037.3516 (IJCPM – RioMar Kennedy).


Programação

13h – Abertura da exposição “Fortaleza: Olhares e Culturas”

13h40 – Exibição de vídeo institucional do IJCPM e pronunciamento sobre “Juventude e Diversidade” feito pelo jovem do Instituto

14h – Esquete com Oficina de Teatro com jovens da Unidade Presidente Kennedy

14h40 – Apresentação do Coral do IAPS

15h30 – Esquete com Oficina de Teatro com jovens da Unidade Papicu

16h10 – Intervalo

16h30 – Bate-papo com a cantora Di Ferreira e o regente do Coral do IAPS Caio e o músico Juninho Brasil do Grupo Kebra Molas

17h – Apresentação da cantora Di Ferreira

17h30 – Apresentação com jovens do bairro Vicente Pinzon e do Grupo Kebra Molas

18h – Encerramento