Ensino Superior Fique por dentro!

Estudantes de Medicina da Estácio Juazeiro do Norte realizam encontros mensais com mães que perderam seus filhos

O Projeto de Extensão Laboratório de Tanatologia da Faculdade de Medicina Estácio Juazeiro do Norte está realizando encontros de apoio às famílias da região do Cariri que perderam entes queridos, no intuito de promover um processo de terapia coletiva. O mais recente encontro aconteceu, em julho, na cidade de Farias Brito, através de um convite realizado pela Associação Brasileira de Apoio às Famílias – ABRAFOR, idealizada pelo Padre Aldamiran Vasconcelos e coordenador da entidade.


O projeto acontece em encontros mensais, com a participação de cerca de 50 mães, principal público participante. O projeto de Tanatologia da Estácio é composto por acadêmicos de Medicina e um professor coordenador, que realiza dentro de um cronograma estudos sobre perdas e luto em vários segmentos.

Na ocasião, foram ouvidos os relatos dos participantes referentes às questões relacionadas às perdas e dores, contribuindo com o processo de aconselhamento já realizado. Segundo o coordenador dos trabalhos do Projeto de Extensão, o Professor Djailson Ricardo Malheiro, o resultado foi satisfatório, pois os familiares estão em processo de reelaboração e isso foi percebido em seus depoimentos, dentro dos estágios do luto. As ações contam com a coordenação de Maria de Fátima da Silva de Carvalho e Valdelice Esmerio, da Estácio em Juazeiro do Norte.

Os participantes se reúnem com os familiares, a maioria mães enlutadas, para que possam falar sobre a dor da perda de seus filhos. O projeto vem ajudando no processo de elaboração de seus lutos, auxiliando às famílias a retomarem suas rotinas da melhor maneira.