Fique por dentro! Gastronomia

Veja as dicas da Pilar para evitar desperdício e economizar no dia a dia

Armazene o que sobrou da refeição de forma segura e transforme tudo em uma nova receita

Muitas famílias e amigos costumam se reunir aos domingos para um bom bate-papo, além de fazerem uma deliciosa refeição juntos. Em geral, acaba sobrando comida, pois às vezes os pratos são feitos em grandes quantidades e, consequentemente, são armazenados na geladeira.

Para não perdê-los, o interessante é usar a criatividade e reaproveitá-los. Para te dar uma ajudinha, a Pilar, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, dá várias dicas seguras para reduzir o desperdício em sua casa. Além disso, ensina uma receita que pode ser feita com o que sobrou do churrasco ou da carne de panela dominical: Espaguete com Carne e Legumes.

Então, veja e anote algumas informações importantes para armazenar o que sobrou.

ü Os alimentos que não foram consumidos no almoço ou jantar devem ir à geladeira em potes limpos e bem fechados. Jamais guarde a comida na panela ou em vasilhas abertas;

ü Pratos prontos como massas, arroz e feijão podem ser guardados por até três dias na geladeira, ainda que contenham frango ou carne já preparados. Pratos prontos à base de peixes ou frutos do mar, no entanto, devem ser consumidos no máximo um dia após o preparo;

ü Carnes cruas, incluindo aves e peixes, perdem a validade em dois dias. Por isso, o melhor é congelar o que você não vai usar.

ü As massas são muito versáteis para criar novos pratos a partir de sobras. Escolha sempre uma proteína (carne, peixe ou frango) e quantos vegetais quiser como milho, tomate, cenoura e abobrinha, para o prato ficar colorido e nutritivo, contanto com todos os grupos de alimentos que uma refeição completa deve ter.

ü Ah! Não se esqueça de ordenar os produtos na geladeira: mais perecíveis, como queijos, laticínios e carnes, devem ser colocados na prateleira superior, que é mais gelada. Logo abaixo você pode guardar as comidinhas prontas, em potes tampados. Frutas e vegetais resistem bem na gaveta de legumes, mas devem ser lavados em água corrente antes de guardados. E, atenção: os ovos devem ser guardados na prateleira de perecíveis, não na porta do refrigerador, pois assim duram mais tempo.

Viu como é fácil organizar o dia a dia?

Confira o modo de preparo.


Como fazer Espaguete com Carne e Legumes

Ingredientes:

500g de Espaguete Pilar

1 kg de isca de carne

600g de acelga em tirinhas

200g de pimentão verde em tirinhas

200g de pimentão amarelo em tirinhas

200g de pimentão vermelho em tirinhas

300g de cebola em tirinhas

300g de cenoura em tirinhas

300 ml de azeite

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

– Cozinhe o Espaguete Pilar em água e sal por 6 minutos. Escorra e reserve.

– Em uma panela com água e sal cozinhe por 1 minuto a cenoura em tirinhas, escorra e reserve.

– Tempere a isca de carne com sal e pimenta do reino a gosto.

– Em uma panela com azeite, sele a isca de carne.

– Insira na panela a cebola, a acelga, os pimentões e a cenoura.

– Misture o refogado de carne com o espaguete cozido.

– Se necessário retifique o sal e a pimenta do reino.

Tempo de Preparo: 45 minutos

Para saber mais acesse o site: http://www.pilar.ind.br


Siga as redes sociais da marca:
http://www.facebook.com/oficialpilar e @oficialpilar, no Instagram


Sobre a Pilar

Uma das mais tradicionais marcas de massas e biscoitos do país, Pilar acompanha gerações há mais de 140 anos. Pertencente à M. Dias Branco, uma das maiores indústrias alimentícias do mundo, a marca entende que algumas coisas não mudam: o carinho da avó, o cafezinho com cream cracker, as lembranças boas que a gente guarda da infância. Com preços acessíveis, as marcas e biscoitos Pilar são como uma receita que passa de geração em geração. São cerca de 60 produtos no portfólio, além da linha infantil Gufs.