Cultura Fique por dentro!

FILME RITA DE REDENÇÃO GANHA LANÇAMENTO NO YOUTUBE

Depois de ser exibido em projetos especiais de Cinema, o Doc-Ficção de longa-metragem, Rita de Redenção, do diretor cearense Cássio Araújo, vai estar ainda mais próximo do público. No próximo dia 13 de setembro, o filme estará disponível no Youtube, no canal da produtora realizadora do filme, Fresta Produções (FrestaProducoes) https://www.youtube.com/channel/UCx5mLE-OrstMgm1VuF-9IBg.

O lançamento também marca o início dos festejos de Santa Rita, copadroeira de Redenção, localizada na Região do Maciço de Baturité.

Lançado em 2015, com sucesso de público, crítica e muito bem recebido pela imprensa e pela cadeia do Audiovisual, teve sua primeira exibição em praça pública para milhares de pessoas na cidade de Redenção durante os festejos à Santa Rita de Cássia, copadroeira do município. Depois, teve estreia oficial no Cineteatro São Luiz, em seguida foi exibido no Cinema do Centro Cultural Dragão do Mar, integrando o projeto TVCine Dragão, ao lado de outros diretores cearenses como Marcos Moura e Petrus Cariry. Foi exibido na TVC, premiado no FestCine Maracanaú 2016 com Melhor Direção e Melhor Trilha Sonora Original e em 2017 representou o Brasil na Semana da Cultura Brasileira em Sófia, na Bulgária.

O filme “Rita de Redenção” foca na devoção dos fiéis e no novenário dedicado à santa, que acontece anualmente no referido município cearense no mês de setembro. Além da celebração religiosa, o roteiro inclui aspectos da vida de Santa Rita, considerada a santa das causas impossíveis. Santa Rita nasceu em Roccaporena, na Itália, a seis quilômetros da cidade de Cássia, em 1381. Nesta cidade casou e ficou e viúva. Depois entrou para o convento. Dos 40 aos 76 anos, viveu reclusa. Foi humilhada no convento e obrigada a aguar todos os dias uma parreira morta, que depois de muitos anos voltou a florescer. A obediência é considerada sua grande virtude.  Como houve depoentes que não queriam aparecer, o diretor utilizou-se de atrizes como recurso, inspirado no recurso do Jogo de Cena, filme do grande documentarista brasileiro Eduardo Coutinho. Entre as atrizes, a participação de Antonieta Noronha, falecida em 2015, fazendo seu último trabalho no cinema. Há uma parte ficcional que mostra o dia-a-dia de uma devota de Redenção durante o período dos festejos. Esta, vivida pela atriz também cearense Leuda Bandeira. Boa parte do trabalho foi feito na Itália, na cidade de Cássia,  berço da santa, contando com depoimentos de devotos italianos, assim como de religiosos que habitam atualmente o convento onde Santa Rita viveu seus últimos anos de vida, com direito a exuberantes paisagens da região da Úmbria, que mesclam-se com as de Redenção, chegando a confundirem, devido às belezas similares de suas montanhas. O filme, lançado em três idiomas (Inglês, Espanhol e Italiano),  conta ainda com a trilha sonora original, Perfume de Deus, do compositor cearense João Mamulengo, interpretada por Fagner e Amelinha. O filme tem a direção de fotografia de Alex Meira e de Jane Malaquias (na Itália)

“ As pessoas precisam desse trabalho. Principalmente, num momento como esses em que estamos vivendo. O filme serve de alento e de renovação de fé. Digo isso, porque uma mulher chegou para mim com uma criança no colo, dizendo que há dez anos não engravidava e depois que viu o filme, fez uma promessa com Santa Rita e conseguiu. E me mostrava a criança. Eu me emocionei. Assim como um amigo que estava na procissão descalço, com os sapatos numa sacola, me olhou e apontou para seus pés, dizendo que aquilo era por causa do filme. Então, quantas pessoas ainda passarão por essas experiências? O filme está indo direto para o povo agora”, declara Cássio Araújo.

 Autoridades políticas, empresariais e religiosas de Cássia, na Itália, já assistiram ao filme e aguardam o diretor para lançamento, ainda sem data marcada, junto à comunidade local.


PRÓXIMAS PRODUÇÕES

Cássio Araújo recentemente foi contemplado no Edital Cinema e Vídeo, da Secretaria da Cultural do Estado do Ceará (Secult), para Desenvolvimento de Roteiro de Longa Metragem de Ficção e escreve roteiro para o próximo filme, ficção intitulada Coração Mambembe, no qual abordará o Circo, uma de suas  grandes paixões,  falando da magia do picadeiro em contraponto com as agruras pelas quais passam os seus resistentes artistas por trás da cortina.


Serviço

Lançamento do filme Rita de Redenção, de Cássio Araújo,  no Youtube

Dia 13 de setembro no Canal

FrestaProducoes https://www.youtube.com/channel/UCx5mLE-OrstMgm1VuF-9IBg

Para saber mais: www.facebook.com/filmesantaritadecassia