Cultura Fique por dentro!

ARQUIVOS DA MEMÓRIA: MACIÇO DE BATURITÉ

ECOMUSEU DE PACOTI REALIZA PRÉ-LANÇAMENTO DO PROJETO “ARQUIVOS DA MEMÓRIA: MACIÇO DE BATURITÉ”

O Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, uma realização do Ecomuseu de Pacoti, consiste na triagem e catalogação de arquivos (documentos, fotografias, objetos, artefatos, etc), os quais estão sendo digitalizados para serem inseridos em um website. Tal material resguarda em definitivo fatos sobre a história, costumes, arte e cultura da Região do Maciço de Baturité, convertendo-se em inestimável fonte de pesquisa.

A primeira ação do Projeto aconteceu no período de 1 a 3 de março de 2018, no Campus da UECE de Pacoti, intitulada Curso “Organização de Acervos Documentais e Recuperação da Informação”, que foi ministrado por Rita São Paio, arquivista e fundadora da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará – Arquive-CE. A segunda ação, que consiste no pré-lançamento do respectivo Projeto, acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, por ocasião da 12ª Primavera de Museus.

A programação contará com uma palestra de apresentação do Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, a ser ministrada pelo professor, pesquisador e historiador, Levi Jucá, idealizador do respectivo Projeto e coordenador geral do Ecomuseu de Pacoti, e o “Curso de Conservação de Acervos Bibliográficos e Documentais”, que terá como facilitadora Edwiges Ximenes, química responsável pela restauração de acervos do Instituto Histórico do Ceará e do Memorial da Assembleia Legislativa.

O “Curso de Conservação de Acervos Bibliográficos e Documentais” tem os seguintes objetivos:

– Capacitar e treinar os participantes sobre conhecimentos das práticas da conservação e restauração, identificando as características dos diferentes materiais bibliográficos e dos agentes que contribuem para sua deterioração, utilizando métodos orientados pela política atual da preservação;

– Atuar contra as causas da destruição e má conservação destes acervos, proporcionando um melhor cuidado e maior prolongamento destes materiais.

SOBRE A 12ª PRIMAVERA DE MUSEUS

Este ano, a 12ª Primavera de Museus que acontecerá de 17 a 23 de setembro, contará com a participação de 900 instituições, somando mais de 2787 eventos programados. Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a temporada de eventos propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Para saber mais sobre esse evento nacional, conferir os links:

http://www.museus.gov.br/educacao-museal-sera-tema-da-12a-primavera-dos-museus/

http://eventos.museus.gov.br/docs/PrimaveradosMuseus2018/texto_tema_12PM.pdf

Nessa perspectiva, celebra-se o fato de que o Ecomuseu de Pacoti foi citado como exemplo inspirador em publicação nacional lançada no dia 20/06/2018, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em Brasília (DF). Trata-se do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), que reúne os princípios e diretrizes da mais nova política pública voltada ao setor de museus brasileiro, instituída no ano passado, trazendo ainda um breve histórico da educação museal no Brasil, um resumo do processo de construção participativa da PNEM e conceitos-chave que devem guiar o trabalho nesta área.

Para ver a publicação, conferir o link  >> aqui <<


• Programação:

• “Palestra de apresentação do Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, a ser ministrada pelo professor, pesquisador e historiador, Levi Jucá, idealizador do respectivo Projeto e coordenador geral do Ecomuseu de Pacoti”

– Local: Campus da UECE de Pacoti

– Endereço: Rua Divino Salvador, 225 – Centro – Pacoti – CE

– Data: Sábado, 22 de setembro de 2018, as 16:00 horas

– Informações: (85) 98725.4437 / levijuca@gmail.com


• “Curso de Conservação de Acervos Bibliográficos e Documentais”

– Facilitadora: Edwiges Ximenes

– Local: Campus da UECE de Pacoti

– Endereço: Rua Divino Salvador, 225 – Centro – Pacoti – CE

– Data: Dias 21 (sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h) e 22 (sábado, das 8h às 12h, das 13h às 16h) de setembro de 2018

– Informações: (85) 98725.4437 / levijuca@gmail.com