Eventos do mercado Fique por dentro!

SEMANA DA ACESSIBILIDADE DESTACA A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INCLUSIVA

A programação é gratuita, aberta ao público e conta com palestra, oficinas e rodas de conversa, trazendo sempre profissionais que trabalham com o tema

Dados do Censo de 2010 (IBGE) apontam que o Ceará possui mais de 2 milhões de pessoas com deficiência (PCD), totalizando quase 28% da população. São cidadãos que estão cada vez mais senhores dos seus direitos, buscando representatividade nos diversos espaços sociais, fortalecendo sua autonomia e a igualdade de oportunidades.

Para atender esse público de forma adequada, as diversas instituições e sociedade precisam se organizar. Desde 2014, por exemplo, já houve o crescimento de PCDs nos cursos ofertados pelo Senac Ceará, com uma média de 100 pessoas por ano, acessando as diversas unidades disponíveis no estado. “São pessoas com deficiência motora, intelectual, surdas, cegas e surdocegas em busca de cursos de qualificação profissional e aperfeiçoamento de suas habilidades, que buscam o Senac devido à credibilidade e condições de acesso que a escola oferece para as pessoas, como intérprete de libras, plataforma elevatória, rampas, piso tátil, sinais em braile e material didático acessível”, esclarece Alcilane Mota, gerente da unidade Senac Centro.

Para discutir, divulgar e sensibilizar a sociedade sobre o atendimento inclusivo e sendo uma instituição que trabalha com inclusão, já bastante procurada e reconhecida por esse público, o Senac-CE promove a Semana da Acessibilidade. Até sexta-feira, dia 21, serão realizadas diversas atividades, visando sensibilizar alunos, ex-alunos, colaboradores e a comunidade em geral sobre a importância de uma escola acessível a todas as pessoas, bem como da relevância da inclusão produtiva destes na sociedade.

A programação conta com palestra, oficinas e rodas de conversa, trazendo sempre profissionais que trabalham cotidianamente com as temáticas.


PROGRAMAÇÃO SEMANA DA ACESSIBILIDADE:

20/09 (15h às 17h) – Roda de conversa – Dialogando sobre boas práticas que contribuem para um ambiente acessível

Instituição convidada: Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará – CREAECE

21/09 – (15h às 17h) – Roda de conversa – Mitos e verdades sobre o Autismo

Apoio: Associação Pintando Seteazul


SERVIÇO:

SEMANA DA ACESSIBILIDADE

Até  21 de setembro

Senac-CE – Unidade Centro

Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro
Informações: 3270-5400