Fique por dentro! Utilidade Pública

CARROS DA 99 TERÃO CÂMERA DE SEGURANÇA

Aplicativo inicia instalação de dispositivo de monitoramento nesta terça-feira, dia 18; novidade estará em Fortaleza

A 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, já começaram  as instalações das câmeras de monitoramento nos carros da plataforma. A medida visa oferecer ainda mais segurança aos usuários do aplicativo.

Os dispositivos começam a operar em Fortaleza, Recife, Porto Alegre e São Paulo em fase de testes, nos próximos dias. Nos meses seguintes, o número de aparelhos poderá ser ampliado para mais veículos em outras cidades do país.

A câmera será diretamente conectada à Central de Segurança da 99, onde os dados serão processados e mantidos em confidencialidade. O dispositivo garantirá acesso às imagens em tempo real. Além disso, a 99 pretende no futuro incluir lentes com visão noturna e “olho de peixe” (ou seja, um ângulo mais amplo para captação abrangente do que acontece no carro). Medindo poucos centímetros, a empresa está analisando a possibilidade de subsidiar o aparelho aos motoristas.

O objetivo é que o monitoramento iniba eventuais incidentes. A tecnologia vai operar aliada à inteligência artificial da 99, que monitora o perfil de todas as chamadas. Assim, o aplicativo pode identificar situações de risco e tomar as medidas cabíveis, acompanhando o que acontece no veículo. O material também poderá ser usado para ajudar na identificação de pessoas que cometerem infrações.

“O dispositivo aumentará ainda mais o nível de monitoramento das viagens feitas pelo app, com foco em prevenção”, diz Leonardo Soares, Diretor de Segurança da 99. “O aumento de proteção será para os dois lados, passageiros e motoristas.”

Segurança

A 99 é uma empresa genuinamente preocupada com a segurança de seus passageiros e motoristas. O assunto é prioridade máxima do aplicativo, e um de seus três pilares fundamentais (promover transporte rápido, econômico e seguro).

Para garantir que o serviço seja seguro, a 99 montou uma equipe especialmente dedicada a isso, composta por mais de 50 pessoas incluindo ex-militares, engenheiros de dados e até psicólogos. O time trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, cuidando exclusivamente da proteção dos usuários.

Esse time será responsável pelo monitoramento das imagens e pode ajudar passageiros e motoristas, caso necessário. As câmeras serão mais uma ferramenta para que esses especialistas melhorem ainda mais a segurança na plataforma.