Fique por dentro! Moda & Estilo

Querida Garota do Maiô Verde

Natura se inspira na carta “Querida Garota do Maiô Verde” em nova campanha de Tododia

Marca resgata texto escrito pela espanhola Jéssica Gómez que incentiva as mulheres a aceitarem e amarem seus corpos

A Natura renova seu apoio ao movimento em defesa da aceitação e amor ao próprio corpo ao lançar a nova campanha da linha de verão Tododia Lima e Flor de Laranjeira. A marca antecipa o seu movimento de verão para sensibilizar mulheres de todo o país sobre uma questão recorrente a muitas delas: a vergonha e a insegurança em relação ao próprio corpo.

Partindo do conceito “Vista sua pele. Viva seu corpo”, que norteia a comunicação de Tododia desde 2017, a campanha resgata a carta “Querida Garota do Maiô Verde”, escrita pela espanhola Jéssica Gomez, em que a autora expressa solidariedade a uma jovem de maiô verde que estava sentada ao seu lado na praia e parecia estar com vergonha de seu próprio corpo. A carta viralizou e se tornou um verdadeiro manifesto para as mulheres em prol da autoestima. “Eu gostaria de poder te dizer – e acredite, mas acredite mesmo – que você é perfeita do jeito que é: sublime em sua imperfeição”, diz Jéssica em um trecho da carta.

Com base no estudo “Corpo Vivo”, feito pela antropóloga Paula Pinto em parceria com a Natura, a campanha dá ênfase à importância de se cultivar uma relação mais saudável e prazerosa com o próprio corpo. “Queremos mostrar que cada corpo é único e todas as mulheres estão prontas para o verão. Tododia, a marca nº1 em cuidados com o corpo no Brasil, nos convida a viver nosso corpo, jogando fora tudo que não nos deixa vê-lo e senti-lo por inteiro. Tododia nos convida a nos redescobrir no toque por meio dos nossos produtos que são um elo sensorial prazeroso de reconexão com nossos corpos, permitindo vivermos e sentirmos nossa pele, centímetro por centímetro, celebrando quem somos todos os dias”, diz Andrea Alvares, Vice-Presidente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Natura.

A partir disso, a produtora Maria Farinha Filmes, especialista em criar narrativas que coloquem luz em causas e temas sensíveis e relevantes, foi convidada pela Natura e Africa a produzir o curta metragem “Ser o que se é”, que reforça o movimento com novas iniciativas, saindo da publicidade convencional e indo também para o campo do impacto social, a fim de estimular a reflexão sobre o tema. “Este olhar de trazer produções de cultura autorais é de extrema importância na trajetória das marcas que buscam impacto para além das mensagens publicitárias. É uma nova forma de complementar a comunicação das marcas – criando conversas com seu público de forma inspiradora e profunda em temas relevantes para suas vidas”, diz Flávia Doria, CEO da Maria Farinha Filmes e Flow. Para potencializar a estratégia de distribuição e comunicação do curta metragem, a Maria Farinha Filmes inclui a Flow, distribuidora de cultura de impacto positivo que contribuiu com um olhar sensível para os temas abordados na campanha para auxiliar no plano de comunicação da campanha de verão de Tododia.

“Neste ciclo da campanha de Tododia “Vista sua pele. Viva seu corpo”, falamos sobre um tema bastante sensível e atemporal, que é a vergonha que a maioria das mulheres sente do próprio corpo. Essa vergonha, que impede que as mulheres vivam o verão de uma maneira mais suave e prazerosa nos levou até a carta de Jéssica, que serviu de inspiração para a continuação dessa jornada que começamos em 2017”, comenta Sophie Schonburg, Diretora Executiva de Criação da Africa. “Mais que uma campanha, queremos fazer um convite para que as mulheres se libertem, cada vez mais, de uma percepção equivocada que têm de seus próprios corpos”, finaliza Schonburg.

O plano de mídia da campanha também colocará o maiô verde nas capas e páginas editoriais das principais revistas de moda e beleza do país, trazendo para o debate personalidades como Gaby Amarantos, Paola Carosella e Andrea Dellal.


Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,8 milhão de consultoras, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2016. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, detém também o controle da marca inglesa de beleza The Body Shop e da australiana Aesop. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pela Rede Natura, por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Nova York, Santiago e Buenos Aires. Para mais informações sobre a empresa, visite http://www.natura.com.br e confira os seus perfis nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.


Natura nos EUA http://www.naturabrasil.com/

Natura na França https://www.naturabrasil.fr/fr

Natura na Argentina http://naturacosmeticos.com.ar

Natura no Chile http://natura.cl