Eventos do mercado Fique por dentro! Saúde

Curso de Ultrassonografia Obstétrica Morfológica capacita médicos a identificar má formação em fetos

O exame, obrigatório durante o pré-natal, permite verificar alguns marcadores de risco relacionados a algumas doenças

As anomalias congênitas são a segunda principal causa de morte em recém-nascidos e crianças menores de cinco anos nas Américas – em primeiro lugar está a prematuridade. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), estima-se que um em cada 33 bebês nasce com um defeito congênito no mundo. A execução do pré-natal completo e a realização dos exames obrigatórios são importantes ferramentas que auxiliam na descoberta de possíveis doenças que possam afetar o bebê.

“O Sistema Nervoso Central desenvolve-se no primeiro trimestre de gestação. Esse é um período em que as grávidas devem ter um cuidado redobrado, pois o risco de o bebê ter algum problema de desenvolvimento é maior, mas isso não quer dizer que os cuidados não devam ser tomados ao longo dos nove meses de gestação. Entre os exames realizados durante o pré-natal, a ultrassonografia obstétrica morfológica irá avaliar a presença de malformações e a vitalidade fetal. Além disso, o exame também apresenta alguns marcadores que indicam o risco que o feto apresenta de desenvolver algumas doenças”, explica a coordenadora da São Carlos Ensino, Dra. Renata Coêlho.

Dentre estes marcadores, os mais conhecidos são a translucência nucal e o osso nasal, mas já existem alguns outros que podem ser avaliados em conjunto e que aumentam ainda mais a eficácia do exame. Visando qualificar profissionais médicos nesta área, a São Carlos Ensino realiza, neste mês de outubro, o curso básico de Ultrassonografia Obstétrica, que objetiva capacitar o aluno a interpretar o exame obstétrico, além de treiná-lo intensivamente para o reconhecimento e a descrição de patologias, além da conclusão dos laudos. O curso será ministrado pela médica Dra. Karine Correia Matos (CRMCE 9672), especialista em Medicina Fetal.


São Carlos Ensino

A São Carlos Ensino é uma instituição que oferece cursos práticos e personalizados de educação continuada para os profissionais médicos, com opções de aulas aos finais de semana e cursos que se adequam às necessidades e aos horários dos alunos. O instituto preza por trazer professores e palestrantes de renome nacional e até internacional nas áreas de radiologia e diagnóstico por imagem para ministrar seus cursos e workshops. Oferece uma estrutura própria e moderna em sua clínica escola que conta com estações práticas com aparelhos de ultrassom; sala de laudo informatizada, auditórios e acervo pedagógico disponível para os alunos.


Serviço:

Curso Básico de Ultrassonografia Obstétrica.

Professora: Dra. Karine Correia Matos (CRM/CE 9672) – Especialista em Medicina Fetal e coordenadora do ambulatório de malformações fetais da escola de ultrassonografia do instituto São Carlos ensino e pesquisa.

Período: De 26 a 30/10/2018