Fique por dentro!

Cimento Apodi e UFC lançam edital para que estudantes de Engenharia desenvolvam soluções na área industrial

A inovação é um componente importante na atividade industrial para encontrar soluções técnicas, aumentar a sustentabilidade e otimizar custos. Pensando nisso, a Cimento Apodi e o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (CEMP-UFC), com apoio de Alternative Output e Tecsys, lançam a competição InovAção 2018. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro por meio do site do CEMP e redes sociais do InovAção e CEMP no link:http://bit.ly/inovacaocemp. O edital é voltado aos estudantes dos cursos de Engenharia da UFC.

A disputa ocorrerá em equipes. Cada uma delas poderá conter até 5 (cinco) membros. Os participantes poderão se inscrever individualmente ou em equipe previamente formadas. O CEMP ficará responsável por alocar em equipes os participantes que se inscreverem de forma individual. Dividido em duas áreas, o edital recebe ideias voltadas para: a elaboração de uma usina solar para abastecimento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da fábrica e para a criação de um sistema minetracking para melhorar a eficiência operacional e otimização da utilização dos veículos.

As melhores ideias serão premiadas com uma certificação concedida pela Cimento Apodi. Podem se inscrever estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFC. No projeto de Usina Fotovoltaica, podem participar especialistas em energia solar (dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias Renováveis), designers e negociadores. Já para o minetracking, os participantes podem ser programadores, designers ou negociadores.

“A universidade é, por essência, um espaço voltado para o desenvolvimento de ideias e fomento do pensamento. Por isso, buscamos essa parceria com a UFC para encontrar soluções. Por meio dela, será possível estimular os alunos a buscar inovação, proporcionar intercâmbio de conhecimento e encontrar potenciais novos talentos para a indústria”, destaca Fábio Martins, Gerente de Fábrica da unidade Quixeré.

Calendário

Os alunos inscritos dentro do prazo do edital devem estar presentes no lançamento do concurso, que acontecerá no dia 24 de outubro, às 18 horas, em local a ser definido. No evento, serão apresentados detalhadamente os problemas a serem sanados pelos projetos. No dia 27, todos os inscritos farão uma visita técnica à fábrica da Cimento Apodi, no município de Quixeré (CE), para conhecer e avaliar os cenários in loco.

Já nos dias 31/10, 07 e 14 de novembro, de 12h às 14h, haverá um encontro com os mentores da Cimento Apodi para tirar dúvidas e auxiliar no desenvolvimento dos projetos. O encerramento e a divulgação do resultado do edital acontecerão no dia 19 de novembro.

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial. Com sede na Grécia, o grupo tem participação societária da família Dias Branco.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.