Fique por dentro!

Enem: 10 dicas para estudar e passar nas provas

A especialista Soraya Salomão ensina os melhores jeitos de se sair bem no exame nacional

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá nos dias 04 e 11 de novembro e os estudantes já estão se preparando para realizar o sonho de entrar na faculdade desejada. Muito estudo e foco são o caminho e a coach Soraya Salomão dá dez dicas para passar no Enem:

Desligue todos os aparelhos eletrônicos.
Quando o whatsapp ou o telefone avisa que estão querendo falar com você, funciona como um mecanismo de distração. Assim como a televisão que resolveu passar o seu programa preferido, e você resolve parar meia horinha para assisti-lo. Fuja. Desligue a tv, rádio, celular e qualquer outro aparelho que possa roubar sua concentração.

Escolha o local certo.
Estudar requer concentração. Gente falando e cachorro latindo dificultam a concentração. Coisas bagunçadas também. Procure deixar o local onde você estuda o mais organizado possível de forma que você ache as coisas facilmente.

Escreva!
Apenas ler não basta, as ideias fogem da nossa cabeça. Escrever é uma forma de mantê-las na mente.

Faça um planejamento de tudo que você deve estudar por dia.
Fazer o cronograma do que você tem que estudar evita ansiedade e a sensação de que tem muitas coisas para estudar e evita que você se disperse dos estudos.

Alterne o modo de estudos.
Em um momento você pode ler o conteúdo escrito, em outro assistir uma aula online, fazer um quiz de questões da matéria e responder, ouvir gravações que você fez sobre o tema. Desse jeito seu cérebro processa as informações e a alteração das habilidades de concentração do seu cérebro faz com que ele processe mais rápido as informações.

Crie pausas.
Pequenas pausas são necessárias para que se mantenha o foco. Levante, tome uma água e respire fundo algumas vezes. Só então volte para os estudos, você vai ver que seu rendimento vai ser melhor.

Anote suas dúvidas.
As aulas servem para tirar dúvidas e não apenas absorver o conteúdo. É nesse momento que você responde as questões que ficaram sem resposta quando estava estudando sozinho.

Exercite-se!
Estar fisicamente hábil pode cooperar com a concentração para estudar.

Descubra qual é a melhora hora do dia para você
Cada pessoa funciona de um jeito: têm pessoas que de manhã são muito concentradas e umas que funcionam melhor à noite. Descubra qual é seu melhor horário e estude nele.

Acredite que você consegue!
Estudar sem ter fé que você vai conseguir é complicado e desmotiva. Acredite que você está fazendo o melhor que pode e evite se comparar a outras pessoas. Tudo depende só de você.