Eventos do mercado Fique por dentro! Mercado Ceará

Expansão do segmento de condomínios é destaque a Expo Market 2018

Gratuita, a feira voltada para síndicos e players do mercado reunirá assuntos como locação de mão de obra, administração de condomínios, segurança privada e cobrança.

O mercado de condomínios no Ceará tem crescido nos últimos anos. Dados da Associação das Administradoras e Condomínios do Estado do Ceará (Adconce), mostra que hoje o estado conta com mais de 6.500 condomínios e uma população de moradores que ultrapassam 1,2 milhão de pessoas.

Nesse cenário, a expansão de serviços voltados para esse público tem acompanhado o gráfico de crescimento. São administradoras, prestadoras de serviços, segurança e até mesmo empresas que realizam cobrança de condôminos que estão atrasados com suas taxas. Serviços que ajudam a facilitar a vida de quem mora e de quem administra também.

Com o objetivo de reunir as empresas que prestam esses serviços e os administradores de condomínios, acontece nos dias 19 e 20 de outubro, em Fortaleza, A Expo Market Condomínios 2018. Considerada a maior feira do setor no Ceará, o evento é realizado pelo Grupo de Comunicação O Povo e conta com o apoio institucional da Adconce.

“Nós participamos da primeira edição da Expo Market que reuniu 25 expositores, este ano serão 65, o que demonstra o interesse do público por novidades do setor. Iniciativas como essas garantem a representatividade daqueles que fazem parte do universo condominial, segmento este forte no Ceará que gera emprego e movimenta a economia”, comenta o presidente da Adconce, Rodrigo Guilhon.

Segundo a Entidade, o mercado de condomínios hoje é responsável pela geração de 41 mil postos de trabalho diretos e indiretos só em Fortaleza. Segundo a entidade, ⅓ desses empregos são gerados por empresas que atuam gerenciando condomínios.


Prestação de Serviços e administração de condomínios

Com 22 anos de mercado, a Viper é uma das empresas que atua com foco em serviços de segurança armada e desarmada, locação de mão de obra e administração empregando cerca de 1,7 mil profissionais atendendo entre 130 a 170 condomínios e empresas.

“O que a gente oferece aos nossos clientes é tirar a dor de cabeça de algumas atividades. Você deixa de ter a figura do síndico centrado em um morador, e passa a contar com o serviço de uma empresa. Entre as vantagens estão as soluções e o atendimento especializado e com menor margem para erros”, afirma Alexandre Guilhon, diretor do Grupo Viper.

Entre as soluções desenvolvidas para os seus clientes estão: apoio ao síndico através de uma consultoria personalizada, transparência na prestação de contas, responsabilidade pelo estado do colaborador, de maneira que este esteja apto para realizar as suas atividades (garantindo a substituição do mesmo em caso de doença, falta, férias, entre outros motivadores).


Tecnologia a favor da segurança compartilhada

A tecnologia tem sido uma forte aliada na segurança condominial. Durante o evento, a Servis Segurança, empresa com 44 anos de experiência, apresentará o serviço de Portaria Inteligente que pode reduzir em até 50% os custos com a taxa de condomínio. Com a “Portaria Inteligente Servis” os moradores têm autonomia sobre a autorização de entrada e saída de visitantes mesmo sem estar em casa. O monitoramento é realizado 24h por dia e conta com o atendimento de profissionais treinados e atentos para atender presencialmente qualquer solicitação de emergência. Além disso, todas as imagens e áudios de monitoramentos ficam registrados na nuvem para serem acessados em qualquer hora ou local.

A Servis apresentará ainda as possibilidades da “Smart Home”, serviço que permite que o morador interaja com a casa a partir de qualquer lugar por meio do smartphone, tablet, computador ou smartwatch. Por alertas de vídeo, você pode monitorar os cômodos da casa. Também é possível automatizar o ar-condicionado, acender luzes e até mesmo abrir a fechadura da porta à distância. Os dados cadastrais, endereço e imagens das câmeras também ficam armazenados na “nuvem” e somente o morador tem acesso.


Serviços de cobrança

Especializada em realizar a cobrança de taxas condominiais em atraso, a Apoio Assessoria e Cobrança Especializada atende hoje a mais de 300 condomínios no Ceará. Seguindo a expansão do mercado, a empresa apresentou crescimento de 91% de janeiro a agosto deste ano.

“Os condomínios dependem das taxas para efetuar seus pagamentos e fazer o caixa para melhorias na estrutura dos prédios. Quando alguém atrasa, isso afeta diretamente no pagamentos das obrigações mensais”, afirma Raphael Fontoura, sócio diretor da Apoio.

Toda a negociação realizada pela empresa inicia-se de forma extrajudicial. “Fazemos o contato com o morador, conversamos com ele e buscamos entender o que gerou o atraso do pagamento até para podermos apresentar uma melhor do solução para que ele efetue o pagamento do débito, mas que também seja uma solução viável para o condomínio”, completa.

Segundo Raphael Fontoura, pelo novo código civil, o condomínio pode executar o condômino em atraso. “Caso o condômino não efetue o pagamento no decorrer do processo, o apartamento pode ser leiloado como garantia de pagamento do débito, ou seja, o devedor corre o risco até mesmo de perder o apartamento”.


Cenários em 2019

A expectativa para o setor é positivo para 2019. Entre os fatores que puxam o otimismo está a diminuição da taxa de juros, que chegaram a 6,5% no primeiro semestre 2018, em oposição ao teto de 14,5% atingido em 2013.

A inflação controlada é outro sinal que reforça o otimismo, já que os economistas acreditam que o índice fique em 4,25%.

Já específico do setor, financiamento imobiliário facilitado e redução da queda real dos preços podem reforçar o aquecimento do cenário imobiliário para 2019. Dados do Índice FipeZap (que acompanha o preço de venda de imóveis residenciais em 20 cidades brasileiras), o preço nominal dos imóveis já teve redução de 0,53% entre 2016 e 2017.

Para o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Gilberto Duarte de Abreu Filho, os recursos para financiamento de casa própria podem atingir a marca de R$100 bilhões, ou mesmo superar esse número até 2020


Serviço

Expo Market Condomínio 2018

Dias 19/10 (14h às 22h) e 20/10 (10h às 18h)

Local: Shopping Riomar Fortaleza Expansão 3º piso – Rua Des. Lauro Nogueira, 1.500 – Papicu.

Entrada Gratuita

Inscrições pelo site www.expomarketcondominios.com.br/