Fique por dentro!

Cimento Apodi e UFC lançam competição InovAção 2018, voltadas para estudantes de Engenharia

Cimento Apodi e UFC lançam competição InovAção 2018, voltadas para estudantes de Engenharia, nesta quarta (24)

Nesta quarta (24), ocorre o lançamento da competição InovAção 2018, voltada aos estudantes dos cursos de Engenharia da UFC. O evento acontece no Auditório Engenheiro Cândido Pamplona, no Centro de Tecnologia – Campus do Pici. O InovAção 2018 é uma iniciativa da Cimento Apodi em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (CEMP UFC), com apoio de Alternative Output e Tecsys. As melhores ideias serão premiadas com uma certificação concedida pela Cimento Apodi.

A competição visa encontrar soluções técnicas, aumentar a sustentabilidade e otimizar custos. No lançamento, serão apresentados detalhadamente os problemas a serem sanados pelos projetos.Dividido em duas áreas, o InovAção 2018 busca ideias voltadas para: a elaboração de uma usina solar para abastecimento da estação de tratamento de esgoto (ETE) da fábrica e para a criação de um sistema minetracking para melhorar a eficiência operacional e otimização da utilização dos veículos.

A disputa ocorrerá em equipes. Cada uma delas poderá conter até 5 (cinco) integrantes. Os participantes puderam se inscrever individualmente ou em equipes previamente formadas. O CEMP ficará responsável por alocar em equipes os participantes que se inscreverem de forma individual. No dia 27, todos os inscritos farão uma visita técnica à fábrica da Cimento Apodi, no município de Quixeré (CE), para conhecer e avaliar os cenários in loco.

Já nos dias 31/10, 07 e 14 de novembro, de 12h às 14h, haverá encontro com mentores da Cimento Apodi para tirar dúvidas e auxiliar no desenvolvimento dos projetos. O encerramento e a divulgação do resultado do edital acontecerão no dia 19 de novembro.

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial. Com sede na Grécia, o grupo tem participação societária da família Dias Branco.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.

Serviço

Lançamento do InovAção 2018

Data: 24 de outubro

Horário: 18 horas

Local: Auditório Engenheiro Cândido Pamplona, no Centro de Tecnologia – Campus do Pici