Estácio realiza I Congresso Regional de Fisioterapia em Juazeiro do Norte

A Estácio Juazeiro do Norte promoveu o I Congresso Regional de Fisioterapia, que aconteceu de 18 a 20 de outubro Na solenidade de abertura, o coordenador do curso, Rodrigo Mousinho, destacou a importância de promover estudos mais amplos, ofertando um aprendizado detalhado dos estudos e métodos de trabalho, contando com a presença de pesquisadores e profissionais da área.

O fisioterapeuta e professor, Dr. Francisco Fleury Uchoa Santos da Estácio, em Fortaleza, abriu o evento, com a palestra “Fisioterapia Manual no tratamento da dor cervical: Uma interface entre evidências e a prática clínica”. Representantes de instituições da área, alunos e professores da Estácio e outras faculdades da região, participaram da palestra de abertura.

Na palestra, ele destacou a Fisioterapia Manual no tratamento da dor cervical, sua prevalência no cenário nacional, os tipos de dores cervical possíveis como a neuropática, nociplástica e nociceptiva, as evidências científicas atuais para o tratamento da coluna cervical, em especial com técnicas osteopáticas (manipulação articular, mobilização articular e técnicas de tecidos moles). Ao final da palestra, o professor destacou a sua história profissional e a atuação profissional atual, ofertando um possível modelo para os alunos da Estácio Juazeiro do Norte.

O Congresso promoveu minicursos e palestras abordando temáticas como: liberação miofacial: ventosa terapia, manual e instrumental; workshop de ventilação mecânica não invasiva na síndrome da apneia obstrutiva do sono; abordagens cinesioterápicas das disfunções pélvicas e sexuais, entre outros temas.