Cultura Fique por dentro!

OSUECE realiza concerto sinfônico dia 30 de outubro no Theatro José de Alencar

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará – OSUECE realiza concerto sinfônico nesta terça-feira, 30 de outubro, às 19h30, no Theatro José de Alencar. O acesso é gratuito. No repertório, Die Zaubertflöte, K.620 – “Ouverturen” (Wolfang Amadeus MOZART), Concerto para dois violinos em ré menor (Johann Sebastian BACH), com os solistas Paulo César de Oliveira Lima e Francisco Diego de Lima Cavalcante, Pavane, op. 50. (Gabriel FAURÉ), 2me Suite de Concert pour Orchestre d’ópera Carmen – “Habanera”. (Georges BIZET) e Sinfonia nº8, D.759 em Si menor. (Franz SCHUBERT). O concerto tem como regente convidada a maestrina Inez Martins.

A regente

Professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará, Inez Martins é formada em piano pela UECE, Mestre em Artes pela USP, Doutora em História pela UFMG e Doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Sua formação em regência é ampla, tendo estudado regência coral com os maestros Orlando Leite, Pedro Ferreira, Carlyle Weiss, Nestor Miguel Wenholz e Marco Júlio Sergl; regência orquestral com os maestros Eleazar de Carvalho, Dante Anzolini e Roberto Duarte; regência de banda com o maestro Dario Sotelo. Nos Estados Unidos, participou de cursos de Regência de Banda em 2016 na Universidade de Austin no Texas, estudando com os maestros Jerry Junkin, Larry Livingston, Richard Floyd e Robert Duke. Em 2006 e 2007, participou do Simpósio de Regência de Sopros na Florida International University em Miami, estudando com os maestros Thomas Lee, Roby George, Angela Woo, Craig Kirchhoff e Mallory Thompson. Em 2014 foi convidada pelo maestro Dario Sotelo para ser a maestrina assistente na III Semana de Composição para Bandas em Tatuí regendo, em primeira audição mundial, composições para esta formação.

Além da Orquestra Sinfônica da UECE, Inez Martins regeu como convidada a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (CE), Orquestra Sinfônica Jovem de Tatuí (SP), Banda Sinfônica de Tatuí (SP) e Banda José Siqueira (PB). Fundou e regeu a Orquestra de Sopros da UECE (2006-2012), Orquestra Experimental de Cordas (2004-2005), Orquestra do Núcleo Extensão da UECE (2005-2006). Como maestrina titular, regeu ainda o Coral da UECE (2006-2007).

OSUECE

A Orquestra Sinfônica da UECE é formada por cerca de 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A direção e regência titular é do prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988. A OSUECE tem um conjunto variado de obras em seu repertório: de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.

Entre os destaques ao longo dos nove anos, em fevereiro de 2016 a OSUECE lotou a Praça Verde do Dragão com um concerto em homenagem a Humberto Teixeira, transmitido ao vivo pela TVC e reapresentado em dezembro do ano seguinte no Beach Park. Em maio de 2017, a orquestra acompanhou o tenor José Carreras no concerto da turnê A Life in Music, no Centro de Eventos do Ceará. O maestro Alfredo Barros ensaiou o grupo que, na apresentação, foi conduzido pelo regente titular do tenor, o espanhol David Gimenez.

O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGP têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.

SERVIÇO

Concerto Sinfônico da OSUECE – Dia 30 de outubro de 2018 (terça-feira), às 19h30, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro). Tel: 85-3101-2583). Acesso gratuito.