Fique por dentro! Gastronomia

Pilar dá dicas de receitas com alimentos das safras de outubro, novembro e dezembro

A escolha dos alimentos faz toda a diferença no momento da elaboração de um prato delicioso

Os dias das donas de casa e das pessoas que trabalham fora estão cada vez mais corridos e optar por fazer receitas rápidas e práticas tem sido de grande ajuda para a vida delas. Os alimentos das safras de outubro, novembro e dezembro são excelentes para essas ocasiões.

escola_de_ideias

Massas que contenham em sua receita abóbora, aspargos, berinjela, ervilha, pimentão, tomate até mesmo aquela saladinha a base de brócolis, espinafre, couve-flor, folha de uva, almeirão e rúcula, por exemplo, são excelentes pedidas tanto para o almoço quanto para o jantar.

Às sobremesas, vale usar a criatividade ao utilizar frutas, como acerola, bananas nanica, prata, laranja pêra, mamão, maracujá, maçã, melão, melancia, damasco, figo, romã, pêssego, entre outros. Com a chegada do calor, diversas frutas refrescantes são uma excelente alternativa para amenizar e curtir até mesmo saboreando um belo suco natural na beira da piscina.

Confira abaixo a lista de frutas, verduras e legumes característicos do último trimestre do ano.

Com todas essas dicas, a Pilar, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, sugere duas receitas práticas e muito saborosas: Lasanha de espinafre Pavê de abacaxi com Biscoito Wafer de Abacaxi.


ALIMENTOS EM SAFRA (OUTUBRO)

Frutas Verduras Legumes
Abacaxi Alho-Poró Abóbora
Acerola Almeirão Abobrinha
Banana-nanica Brócolis Alcachofra
Banana-prata Catalonha Aspargos
Caju Cebolinha Batata-doce
Manga Chicória Berinjela
Coco-verde Coentro Beterraba
Jabuticaba Couve-flor Cenoura
laranja-pêra Erva-doce Cogumelo
Lima Espinafre Ervilha
Maçã Folha de uva Fava
Mamãe Hortelã Inhame
Nêspera Mostarda Pepino
Tangerina Orégano Pimentão
Rabanete
Tomate
Tomate-caqui

ALIMENTOS EM SAFRA (NOVEMBRO)

Frutas Verduras Legumes
Abacaxi Alho-poró Abobrinha
Acerola Almeirão Aspargos
Banana-nanica Brócolis Berinjela
Banana-prata Cebolinha Beterraba
Caju Endívia Cenoura
Coco-verde Erva-doce Inhame
Framboesa Espinafre Maxixe
Jaca Folha de uva Nabo
laranja-pêra Pepino
Maçã Pimentão
Mamão Tomate
Manga
Maracujá
Melancia
Melão
Nectarina
Pêssego
Tangerina

 

ALIMENTOS EM SAFRA (DEZEMBRO)

Frutas Verduras Legumes
Abacaxi Almeirão Abobrinha
Ameixa Cebolinha Beterraba
Banana-prata Endívia Cenoura
Cereja Erva-doce Cogumelo
Coco-verde Folha de uva Pimentão
Damasco Hortelã Tomate
Figo Orégano Vagem macarrão
Framboesa Rúcula
Graviola Salsa
Kiwi Salsão
laranja-pêra
Limão
Lichia
Maçã
Manga
Maracujá
Melancia
Melão
Nectarina
Pêssego
Romã
Uva

Como fazer Lasanha de espinafre

Ingredientes:

500g de massa de Lasanha Pilar

2 litros de leite

150g de trigo

100g de manteiga

Noz moscada a gosto

3 cebolas

300g de folhas de espinafre

3 dentes de alho

100ml de azeite

600g de molho de tomate

Manjericão a gosto

400g de queijo muçarela fatiado

200g de queijo parmesão ralado

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe a massa da lasanha em água e sal por cinco minutos. Escorra e reserve.

Molho:

No liquidificador, processe o leite com o trigo, a manteiga, a cebola, a noz moscada ralada e metade do parmesão. Leve em fogo baixo mexendo sempre até encorpar o molho. Retire do fogo e reserve.

Para o espinafre:

Refogue as folhas de espinafre no azeite e no alho; tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

Molho de tomate:

Em uma panela, coloque o azeite e duas cebolas picadas; acrescente o molho de tomate e tempere-o com folhas de manjericão, sal e pimenta do reino a gosto.

Montagem:

Disponha molho branco no refratário e o espinafre refogado.

Coloque a massa de lasanha; molho branco com espinafre; queijo muçarela; molho de tomate; massa de lasanha; molho branco com espinafre refogado; molho de tomate; queijo muçarela; queijo parmesão ralado e as folhas de manjericão. Leve ao forno por 30 minutos.


Como fazer Pavê de Abacaxi com Biscoito Wafer de Abacaxi

Ingredientes:

1 pacote de Biscoito Wafer de Abacaxi Pilar

1 abacaxi

130g de açúcar granulado

1 lata de leite condensado

1 caixa de creme de leite

1 gema

100m de suco de abacaxi concentrado

 

Modo de Preparo:

Descasque e corte o abacaxi em cubos. Em uma panela, leve o açúcar para derreter até que fique levemente dourado e depois coloque os cubos de abacaxi. Deixe ferver até que dissolva tudo e vire uma calda.

Creme:

Bata em um liquidificador o leite condensado, o creme de leite, a gema e o suco de abacaxi. Coloque em uma panela em fogo médio até ferver e encorpar. Deixe esfriar.

Montagem:

Em taças individuais, intercale o creme de abacaxi, com o Biscoito Wafer de Abacaxi Pilar picado e os cubos de abacaxi caramelizado.


Para saber mais acesse o site: http://www.pilar.ind.br

Siga as redes sociais da marca:

www.facebook.com/oficialpilar e @oficialpilar, no Instagram


Sobre a Pilar

Uma das mais tradicionais marcas de massas e biscoitos do país, Pilar acompanha gerações há mais de 140 anos.  Pertencente à M. Dias Branco, uma das maiores indústrias alimentícias do mundo, a marca entende que algumas coisas não mudam: o carinho da avó, o cafezinho com cream cracker, as lembranças boas que a gente guarda da infância. Com preços acessíveis, as marcas e biscoitos Pilar são como uma receita que passa de geração em geração. São cerca de 60 produtos no portfólio, além da linha infantil Gufs.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos, bits de cereais, cobertos de chocolates, torradas e refrescos. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 20 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e 37 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.