Fique por dentro! Sociedade

Editora portuguesa Chiado Books publica novo livro da cearense Inez Figueredo

“Há um Deus na minha casa dos sonhos” é o primeiro romance de Inez Figueredo, premiada pela União Brasileira de Escritores. O lançamento será no dia 12 de novembro na Unifor.

A cada sete anos a escritora cearense Inez Figueredo presenteia os leitores mais exigentes com uma de suas obras. Não pelo volume, mas pela riqueza de seus textos e a facilidade com que passeia pela prosa, a poesia, o conto, a crônica ou o romance. Esta é justamente uma de suas marcas, o domínio que apresenta em qualquer dessas formas de expressão literária, ao mesmo tempo em que não se prende a nenhuma delas ou as emprega em conjunto quando assim pede o transcurso da escrita.

Depois de O Poeta e a Ponte (Poesia, 1997), Estrela, Minha Vida (Poesia, 2004) e Palavras por aí à ventura (Narrativas, 2011), todos editados no Brasil, Inez Figueredo lança Há um Deus na minha casa dos sonhos, romance recém-publicado em Lisboa pela Chiado Books, editora especializada na publicação de autores portugueses e brasileiros contemporâneos, sendo a maior empresa em Portugal e no Brasil neste segmento. O lançamento em Fortaleza será no dia 12 de novembro, às 19h30, no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza – Unifor.

Inez Figueredo é poeta, contista e cronista com trabalhos publicados em várias revistas e antologias. Foi premiada pela União Brasileira de Escritores (Crônica, 1997), Prêmio Ideal Clube de Literatura (Crônica, 1999 e Poesia, 2004) e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Conto, 1993). É membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste e Associação Brasileira de Bibliófilos. É graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1968), pós-graduada em Ciências Jurídicas, OEA, Buenos Aires, Argentina (1970) e especializada em Direito Romano na Universitá di Roma (1976/1979).

O livro tem ilustrações de Geraldo Jesuíno e apresentação de Carlos Augusto Viana, que assim discorre sobre a autora no texto da contracapa, intitulado “A pátria do devaneio”: “A expressão literária de Inez Figueredo apresenta como singularidade a dissolução dos gêneros: assim como não podemos, em geral, classificar seus textos, especialmente os escritos sob forma de prosa, como conto ou romance, da mesma forma não conseguimos demarcar, no plano da construção da mensagem, a fronteira entre a prosa e a poesia. Tudo gravita em torno da própria escritura, implicando, assim, a estranheza de uma aventura da linguagem”.

Sobre Há um Deus na minha casa dos sonhos, Viana escreve: “Ao longo das linhas do texto, acariciaremos imagens; conversaremos com Deleuze, com Sêneca, com Valéry, com Huxley, com Joyce; ouviremos rumores de asas, a voz de Paolo Conti, as interrogações de Orlando – e que não são apenas deste; brincaremos com moleques de cera, soltaremos pipas; seguiremos os passos de Gradiva, as sílabas de seus versos, as sedosas folhas; temeremos a iníqua dos gêmeos, o anátema das ventanias, seus ininteligíveis ruídos; perlustraremos o deserto do verbo – nós, os leitores, iluminados pelos cem sóis dos olhos do Tio Páris: ‘O Fiáto da Luz nas Trevas?’. Partamos, pois, à procura de Gudá – este, os seus versos, quase sempre em viagem, quer às sendas de Roma, quer às inacessíveis praias; Tudo escrito num ‘grosso papel pardo’, tangido pelos ventos, ao longo de toda a narrativa. A ausência como um espetáculo. A paisagem do pássaro azul”.

escola_de_ideias

SERVIÇO

Lançamento do livro “Há um Deus na minha casa dos Sonhos”, de Inez Figueredo – Dia 12 de novembro de 2018, às 19h30, no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza – Unifor (Av. Washington Sores, 1321 – Edson Queiroz). Informações: (85)99662-7277. O livro será vendido no lançamento por R$ 40,00.