Fique por dentro! Gastronomia

CULINÁRIA CEARENSE É DESTAQUE NA SEMANA DE GASTRONOMIA REGIONAL NO RIO DE JANEIRO

Senac Ceará apresenta 15 pratos típicos da gastronomia local

Do baião de dois à rapadura, a culinária cearense resulta da mistura entre os sabores tradicionais dos povos indígenas, portugueses e africanos. Pela terceira vez, esse tempero do Ceará será destaque na Semana de Gastronomia Regional, realizada no Restaurante-escola Senac Downtown do Rio de Janeiro, nos dias 07 e 08 de novembro.

Para o Consultor de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), chef Ivan Prado, o encontro é uma oportunidade de propagar os costumes do Estado para o restante do país através do intercâmbio de práticas alimentares. “A grande importância é mostrar a diversidade gastronômica do nosso país. Trazer essa perspectiva pela troca de experiências, de produtos e saberes de cada lugar, valorizando os ingredientes da nossa terra”, afirma.

No total, segundo Ivan, o buffet será composto por 15 pratos típicos das terras alencarinas, que serão servidos no almoço, entre eles estão: peixe à delícia, panelada, carne de sol com cebola roxa e manteiga da terra, peixe na crosta da tapioca, paçoca, baião de dois, feijão verde cremoso, cocada de forno e cheesecake de cajá.

Saberes e Sabores do Ceará

Além do momento gastronômico, na quarta-feira, às 19h, será realizada também uma aula-show, no Restaurante-escola, com os instrutores do Senac/CE. Alunos e convidados da Instituição terão a oportunidade de aprender mais sobre a cultura cearense, contemplando a variedade de ingredientes regionais. Na prática, os instrutores do Senac vão apresentar uma cozinha regional moderna e ensinar técnicas de preparo.

Sobre a Semana da Gastronomia Regional

Tendo como objetivo divulgar a gastronomia local e o trabalho realizado em cada Estado, a Semana da Gastronomia Regional é um evento no qual os Departamentos Regionais do Senac têm a oportunidade de apresentar as riquezas gastronômicas nas empresas pedagógicas e no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia, administrados pelo Departamento Nacional, em Brasília.

Gastronomia no Senac Ceará

Referência em educação profissional no segmento de Gastronomia, o Senac Ceará dispõe de 08 Cozinhas Pedagógicas, distribuídas na Capital e Interior, e dois Laboratórios de Alimentos e Bebidas também na Capital. Além de laboratórios modernos e bem equipados, a instituição conta também com instrutores que possuem certificação internacional e de destaque no mercado.


Serviço:

Semana da Gastronomia Regional

Data: 07 e 08/11

Local: Restaurante-escola Senac Downtown RJ

Horários:

Quarta-feira: 12h às 15h (almoço) e 19h às 20h (aula-show)

Quinta-feira: 12h às 15h (almoço)