Orquestra da Fundação Raimundo Fagner apresenta clássicos da música barroca no Theatro José de Alencar

Orquestra da Fundação Raimundo Fagner apresenta clássicos da música barroca no Theatro José de Alencar

As crianças e adolescentes da Fundação Raimundo Fagner trazem uma coletânea de obras do período barroco, que exaltam a prosa e poesia e seus antagonismos estéticos entre o céu e a terra, a ciência e a fé. O repertório resgata grandes compositores do período, como Vivaldi, Bach, Purcell, e outros que são pouco conhecidos pelo grande público, mas que impulsionaram essa arte nas Américas do século XVIII, como Anchieta, Irribaren e Serqueyra. As apresentações fazem parte do espetáculo “De Sombra e Luz – Recital de Música Barroca” e acontecem nos dias 17 (18h) e 18 (17h), no Theatro José de Alencar. Entrada franca.

Com duração de 50 minutos, o recital apresenta 13 músicas entre árias, concertos grossos, passacalles, cantatas e missas, numa ampla expressão de contrapontos melódicos e texturas sonoras características da arte barroca, explorando a vivacidade e melancolia por meio de obras vocais e instrumentais entre os anos de 1600 a 1750.

A Orquestra da Fundação Raimundo Fagner conta com 60 integrantes entre coro, flautas doce e violões, e é resultados das ações do “Aprendendo com Arte”. O programa pedagógico da Fundação visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética de seus educandos por meio de oficinas em diversas áreas, tendo a música o foco principal.

Próximas apresentações

Durante o mês de novembro, a Orquestra ainda terá uma apresentação em Fortaleza, dia 23, no Cuca Mondubim às 15h. A cidade de Orós, origem da Fundação Raimundo Fagner, receberá outras duas apresentações. No dia 29, na E.E.M Epitácio Pessoa às 15h30, e no dia 30, na Igreja Matriz às 19h. Por último, no dia 01 de dezembro, o recital chega a Icó, no Teatro Ribeira dos Icós, às 19h.

Sobre a Fundação Raimundo Fagner

Criada em 2000 na cidade de Orós, a fundação atende hoje cerca de 400 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. Em 18 anos de experiência, a Fundação vem transformando a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da experiência musical em cursos, oficinas e espetáculos.

PROGRAMAÇÃO FORTALEZA

17/11 – 18h – Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza

18/11 – 17h – Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza

23/11 – 15h – Cuca Mondubim – Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim, Fortaleza

PROGRAMAÇÃO ORÓS E ICÓ

29/11 – 15h30 – E.E.M. Epitácio Pessoa, Orós – R. Epitácio Pessoa, 300

30/11 – 19h – Igreja Matriz, Orós – Rua da Matriz – s/n

01/12 – 19h – Teatro Ribeira dos Icós, Icó – R. 07 de Setembro, 207-219 – Tamarinas

Ficha Técnica

Texto: Mariana Elâni

Arranjos: Eduardo Saboya e Ezequiel Moreira

Produção Executiva: Janete Ferreira e Talita Pinto

Regência: Bruna Albuquerque

Direção de Regência: Raimundo Nonato

Assistentes De Ensaios: Andressa Custódio, Caio Vinícius e Maria Leonília

Assessoria de Imprensa: Dégagé

Mídias: Johnson Rocha

Designer Gráfico: Antonio Carlos Dias

Foto e Vídeo: Fundação Raimundo Fagner

SERVIÇO

Espetáculo “De Sombra e Luz – Recital de Música Barroca” com a Orquestra da Fundação Raimundo Fagner no Theatro José de Alencar. Acesso gratuito.

Datas e horários: 17 (18h) e 18 (17h) de novembro de 2018

Contato: Fundação Raimundo Fagner (85) 32743726 / site: www.frfagner.com.br