Restaurante cearense de comida a quilo fica entre os 12 melhores do Brasil

Após votação popular, um júri técnico apontou o prato do Restaurante Renascença como o melhor do Ceará e um dos finalistas do concurso nacional “O Quilo é Nosso”

O Brasil conheceu nesta semana os melhores restaurantes de comida a quilo (segmento self service), tendo um estabelecimento cearense entre os 12 finalistas.

O representante do Estado na disputa foi o “Sirigado com purê de banana da terra com castanhas do Brasil”, do Restaurante Renascença, que já havia sido pré-selecionado, por votação popular, na primeira fase da competição. Agora, ele foi apontado como a melhor receita cearense por um júri técnico gastronômico, organizado pela revista especializada Prazeres da Mesa. De acordo com o proprietário do estabelecimento, Eduardo Mello, o resultado foi “a recompensa do trabalho da equipe e de um prato pensado e elaborado com esmero para os nossos clientes”.

Mello aponta ainda que o “sabor, a apresentação e a saudabilidade, além dos contrastes entre a maciez do purê e a crocância da farofa, o sal do peixe e a doçura da banana, foram decisivos para o título, por serem os pontos fortes do nosso prato”. Na primeira fase, em que pesava a escolha da clientela, o Restaurante Renascença apostou na fidelização. “Houve um envolvimento muito bacana da equipe e dos clientes por conta do concurso, colaborando para este êxito. Quem atingisse o número de cinco almoços ganhava uma sobremesa”, conta.

Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o concurso “O Quilo é Nosso” apontou o “Lombo de pirarucu à Solimões”, do restaurante amazonense Gaúcho’s Gourmet, como o melhor prato do País.

Nas duas últimas fases do concurso, os vencedores foram avaliados por um júri de chefs renomados que fizeram um julgamento às cegas, sem saber de quais estabelecimentos eram os pratos.

Entre os critérios avaliados estavam a praticidade, a criatividade e a viabilidade de replicação, bem como a adequação ao tema do concurso: “Saudável e natural do Brasil”.


Título em disputa

O campeão nacional foi anunciado nesta quarta-feira (7), durante o 32º Encontro Nacional da Abrasel, em Goiânia.

De acordo com o presidente da Abrasel no Ceará, Rodolphe Trindade, o concurso “nasceu porque os restaurantes a quilo são uma especificidade do Brasil. Apesar disso, por muito tempo o restaurante a quilo foi considerado uma espécie de patinho feio do setor de alimentação fora do lar. Você tinha os restaurantes gastronômicos e os bares, que eram vistos como locais diferenciados. Já os restaurantes de comida a quilo, não eram visto com tanto prestígio. A ideia era movimentar esses restaurantes e valorizá-los”.


Concurso O Quilo é Nosso

Campeão:

– Lombo de pirarucu à Solimões (Gaúcho’s Gourmet, Amazonas)

Outros finalistas:

– Sirigado com purê de banana da terra e castanhas do Brasil (Restaurante Renascença, Ceará)
– Carne de Sol Suína a Moda Sete Coqueiros (Sete Coqueiros Comedoria, Alagoas)
– Ceviche de Banana da Terra, Palmito e Camarão Rosa (Restaurante Portinha, Bahia)
– Panqueca de berinjela ao pesto (Mayer Self-Service, Distrito Federal)
– Carne de sol na cerveja (Danove Restaurante Unidade 02, Goiás)
– Empanado sem culpa com molho refrescante (Restaurante Tia Zarica, Minas Gerais)
– Filé de filhote na crosta da castanha do Pará (Restaurante Sinhá, Pará)
– Polpettine de Porco Moura recheado com creme de Taioba na Mousseline de Banana da Terra (Easy Cheff, Paraná)
– Lampião alla bolognese (Cia do Chopp, Pernambuco)
– Pato Confit com Pera na tangerina (Arroz com Feijão)
– Panelinha Marido Bom (Maria Izabel Cozinha Contemporânea, Tocantins)