Cultura

Sobral recebe programação do 5º Festival Internacional de Circo do Ceará

Com atividades formativas iniciadas na terça-feira (13), até sexta-feira (16) serão realizadas apresentações das mais diversas artes circenses.

Após levar risadas, magia e muita alegria para Fortaleza, o 5º Festival Internacional de Circo do Ceará aportou em Sobral nesta terça-feira, dia 13. Nos dias 15 e 16 (quinta e sexta), os equipamentos culturais da cidade recebem as apresentações gratuitas de circo tradicional, circo contemporâneo e arte de rua. A programação completa pode ser encontrada no site oficial www.festivaldecircoceara.com.

Os anfiteatros da Margem Esquerda do Rio Acaraú serão palcos dos espetáculos. Na quinta-feira (15), às 18h, a Cia Circo do Asfalto (SP) apresenta o Show da Percha, em que o malabarista Diou e a palhaça Francisquinha realizam acrobacias, contorções e malabarismos. Às 19h serão realizadas algumas intervenções, entre elas dos artistas cariocas Vanessa Calado e Ciro Ítalo, que apresentam os espetáculos Em forma humana e Vortex, respectivamente. Às 20h as atrações são Duo um Pie e palhaça Maku Fanchulini, ambos da Argentina.

A programação do dia 16 começa cedo, no Teatro São João, às 8h30, com a Aula Espetáculo sobre a História do Circo, conduzida pelo artista Cláudio Ivo. Em seguida acontece o espetáculo Solo Protocolo, do carioca Ricardo Gadelha.

Além das apresentações, fazem parte da programação duas oficinas do programa Luz no Picadeiro, que compõe as atividades formativas do Festival. Serána ECOA – Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes. Nos dias 13 e 14, das 18h às 21h, acontece a oficina Comicidade e Manipulação de Chapéu, ministrada pelo malabarista e palhaço uruguaio Guillermo Garcia Picasso, criador do personagem Piky Potus, que também apresenta o espetáculo O Chapéu Desequilibrado, no Anfiteatro do Largo das Dores, às 18h do dia 16.

Também no dia 16, das 14 às 18h, a artista Bárbara Francesquine (SP), ministra a oficina Bambolê. Mais tarde, às 19h, ela apresenta o espetáculoDínamo, no Anfiteatro do Largo das Dores. Autodidata, Bárbara é pioneira na pesquisa contemporânea de manipulação de bambolês no Brasil. Estuda também a dança a fim de encontrar novas possibilidades de criação, movimentação e reflexão. Desde 2011 ministra oficinas e workshops de Bambolê e atua em importantes eventos de circo dentro e fora do país.

A programação será encerrada no Anfiteatro, às 20h, com a apresentação do espetáculo Fuori al Naturale, da Cia Autoportante (Itália). É uma história de equilíbrio e amor em um cabo tenso, onde os personagens ansiosos nos mostrarão que sempre pode haver alguém ao nosso lado pronto para nos dar uma mão e nos sustentar, mesmo em um mundo totalmente fora da realidade.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Atacadão, com patrocínio da Aeris o 5º Festival Internacional de Circo do Ceará é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, que divide a produção com a Indústria da Arte. Tem como parceiros as Prefeituras de Fortaleza, Sobral, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Vila das Artes e ECOA. Apoio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006, e Enel.

SERVIÇO

5º Festival Internacional de Circo do Ceará – Em Fortaleza (8 a 11/nov), Sobral (15 e 16/nov), Canoa Quebrada (17), São Gonçalo do Amarante (17 e 18/nov) e Paracuru (20 e 21/nov). Site: www.festivaldecircoceara.com. Facebook: festivaldecircodoceara. Informações: (85)3459-0096 e festivaldecircoceara@gmail.com.Toda a programação é gratuita.